RH GLOBALIZADO
Artigo: RH GLOBALIZADO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: FLOQUE • 31/8/2013 • 12.297 Palavras (50 Páginas) • 419 Visualizações
INTRODUÇÃO
O tema deste trabalho, “Administração de Pequenas e Médias Empresas”, ocorreu devido à importância maior delas que vem ocorrendo gradativamente no mercado de empresas brasileiras nas últimas décadas, são hoje sem dúvida as maiores geradoras de emprego e renda juntamente com as microempresas.
O trabalho é bastante autêntico, pois o tema nunca se ouviu falar ter sido mencionado alguma vez em alguma instituição e se já foi, com certeza poucas vezes. O trabalho é voltado para empresários e empreendedores desses segmentos que buscam expandir e ampliar seu negócio, com destaque está os capítulos sobre Administração do Tempo e Técnicas de atendimento ao cliente que são inéditos.
De fato vivemos hoje um mercado de trabalho e emprego onde as ofertas cresceram como nunca, as oportunidades de empreendimentos também, portanto o trabalho é bem atual para a época em que vivenciamos, esperamos satisfazer as exigências e expectativas exigidas por parte da instituição e pela bancada de avaliação.
CAPÍTULO 1: INTRODUÇÃO Á ADMINISTRAÇÃO
1. Conceito: “Administração é a arte de realizar coisas com e por meio de pessoas em grupos formalmente organizados”.
“Administração consiste em orientar, dirigir e controlar os esforços de um grupo de indivíduos para um objetivo comum”.
Fig.1 - Grupo discutindo a administração de uma empresa.
2. Atualmente, a administração apresenta-se como uma área do conhecimento humano repleta de complexidade e desafios, atingindo os mais variados níveis de atividades da organização. Assim sendo, dependendo da sua área de atuação, toma várias denominações como:
- Administração da Produção (Materiais e Produção);
- Administração Financeira (Contabilidade e Finanças);
- Administração dos Recursos Humanos (Pessoal);
- Administração Comercial (Vendas e Marketing).
3. A ciência da administração tem dois objetivos principais: proporcionar eficiência e proporcionar eficácia.
Eficiência: refere-se aos meios, os métodos, os processos, as regras e regulamentos, a diretriz para se fizer a coisa certa, utilizando-se adequadamente dos recursos.
Eficácia: refere-se aos fins, aos objetivos esperados, a consecução dos bons resultados que a empresa se propõe.
A administração não é uma ciência exata, ou seja, não se baseia em leis rígidas.
Portanto como toda ciência, ela também tem seus princípios gerais e flexíveis, capazes de serem aplicados em diferentes situações. Estes princípios são regras de procedimentos que o administrador pode adotar nas diferentes situações que ele vai encontrar nas empresas.
Fig. 2 - Administrar é obter eficácia com eficiência.
4. Dos princípios gerais da administração, os fundamentais são:
- Divisão do Trabalho e Especialização: na empresa, os trabalhos são divididos em diversas áreas específicas por atividades, contribuindo cada uma com sua participação para a integralização do objetivo comum.
- Autoridade e Responsabilidade: a definição dos papéis a desempenhar, distinguindo-se as tarefas de planejamento e direção daquelas de execução e operacionais.
- Hierarquia ou Cadeia escalar: o grau de complexidade e responsabilidade dos cargos, da diferença entre si os organiza em cadeias numa escala da mais complexa às mais simples.
- Unidade de Comando: as normas gerais da empresa devem partir de um ponto central, afinal, uma filosofia uniforme dá imagem de uma unidade e equilíbrio.
- Amplitude Administrativa: para tomar atitudes o administrador deve estar sincronizado com o que está acontecendo dentro e fora da organização.
- Definição: com uma definição clara dos departamentos, setores, cargos e atribuições, haverá mais organização e aceleração nos desempenhos das atividades da empresa.
Tais princípios na empresa devem ser utilizados com flexibilidade, adaptando-se as estruturas, as circunstancias tempo ou lugar.
5. No seu desempenho, o administrador de empresa trabalha em equipes para desenvolver os seus programas de trabalho. Ao coordenar o trabalho da equipe o administrador utilizará quatro processos da administração que são:
- Planejamento: fase em que se planeja o que se quer obter, determinando o trabalho das equipes.
- Organização: se organizam os trabalhos, as tarefas, os equipamentos necessários para alcançar os objetivos e os delegam entre os departamentos e pessoas.
- Direção: após delegadas às atribuições, o administrador conduz e coordena os trabalhos das equipes, orientando, alterando conforme as situações.
- Controle: um acompanhamento por critérios estipulados para verificar se tudo está sendo feito de acordo com o planejado.
Planejamento Organização Direção Controle
Fig.3 - Os quatro processos da administração.
6. Atualmente, a tarefa da administração é a de interpretar os objetivos da organização, transformando-os em ação organizacional, através dos processos.
Assim sendo, em toda organização, a administração interfere:
- Nas tarefas através da racionalização dos trabalhos a nível operacional.
- Nas estruturas através da organização formal, determinando as funções do administrador, o estudo setorial, analisando a organização interna e externamente, comparando-a com as demais.
- Nas pessoas através dos aspectos informais, motivando as pessoas, incentivando os desempenhos operacionais, utilizando comunicação entre os diversos níveis da hierarquia, dinamizando as relações interpessoais. Também a conscientização dos objetivos da organização às equipes, integrando estes objetivos aos de cada profissional, promovendo mudanças na organização de uma maneira planejada.
- No ambiente uma análise interna da organização colocando-a no contexto com as demais, simultaneamente
...