Sociedade
Ensaio: Sociedade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Bru_carvalho • 18/12/2014 • Ensaio • 212 Palavras (1 Páginas) • 232 Visualizações
Empreendedorismo "é um” fenômeno cultural, expressão dos hábitos, práticas e valores das pessoas”(*),
sendo necessário esclarecer que o seu objeto de estudo não é a empresa, e sim o Empreendedor, podendo abranger as seguintes dimensões:
A criação de empresas;
Apesar de ninguém poder “adivinhar” se uma empresa vai ou não dar certo, o sucesso empresarial não é um jogo de azar, que depende do acaso.
Se fossemos compará-lo com um jogo, seria como um jogo de xadrez.
Neste caso, a vitória dependerá da sua habilidade de planejar e utilizar estratégias.
Por sua vez, as estratégias serão resultado do seu conhecimento sobre o jogo, sobre o seu adversário e, é claro, sobre você mesmo.
"Empreendedorismo" foi popularizado pelo economista Joseph Schumpeter em 1950 como sendo uma peça central à sua teoria da Destruição criativa.
Segundo Schumpeter o empreendedor é alguém versátil, que possui as habilidades técnicas para saber produzir, e capitalistas ao reunir recursos financeiros, organiza as operações internas e realiza as vendas de sua empresa.
Entre muitas qualidades pessoais de um empreendedor, destacam-se as seguintes:
a) iniciativa;
b) visão;
c) coragem;
d) firmeza;
e) decisão;
f) atitude de respeito humano;
g) capacidade de organização e direção.
As palavras de Bernard Shaw traduzem com força e elegância poéticas a essência do espírito empreendedor, enquanto a precisão acadêmica do estudioso Louis Filion define o empreendedor como como “a pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões”.
...