Sociedade Da Informação E Do Conhecimento
Trabalho Escolar: Sociedade Da Informação E Do Conhecimento. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: JRLM • 8/5/2014 • 383 Palavras (2 Páginas) • 360 Visualizações
Dois caminhos
Amartya Sen distingue dois tipos de êxito na redução rápida da mortalidade, que denomina respectivamente de processos “mediados pelo crescimento” e “custeio público”.
O primeiro processo funciona por meio do crescimento econômico rápido. Seu êxito depende de uma base ampla e abrangente. Uma forte orientação para o emprego tem papel importantíssimo, assim como a utilização da maior prosperidade econômica na expansão dos serviços sociais relevantes, principalmente de saúde, educação e seguridade social.
O segundo processo, conduzido pelo custeio público, opera por meio de um programa de hábil manutenção social dos serviços de saúde, educação etc., mesmo em situações de lento crescimento.
Crescimento e distribuição de renda
Quando se admite que o desenvolvimento não se resume ao aumento da renda per capita, é muito comum que imediatamente surja ideia de que o problema fundamental, é o da distribuição de renda. Isto é, que o desenvolvimento poderia ser definido pela combinação do crescimento com a distribuição de renda.
O nome celebre a ser considerado é Simon Kuznts (1901 – 1985), que foi premiado com Premio Nobel de Economia, em 1971, mas o mais expressivo conhecimento veio através da criação do PIB. Foi ele quem começou a dar-lhe os contornos, definindo com rigor “produto”, “rendimento” e “despesa”, o que abriu o caminho para o largo campo da investigação das contas nacionais.
Mudanças de consenso
Cultura ou natureza
“Apesar de a pobreza ser uma idéia essencialmente econômica, ela não pode ser devidamente entendida sem sua dimensão cultural. E foi o próprio Adam Smith quem primeiro estabeleceu essa estreita ligação entre privação cultural e pobreza econômica. Não disse apenas que a pobreza assume a forma bruta de fome e privação física, mas também que ela pode surgir nas dificuldades que alguns segmentos encontram para participar da vida social e cultural da comunidade.
Analogia de Jacobs
Em outras palavras, o Desenvolvimento é um processo aberto que cria complexidade e diversidade, porque múltiplas generalidades são fontes de múltiplas diversificações, algumas ocorrendo simultaneamente, em paralelo, outras em sequencia. Portanto,um simples processo básico, quando se repete, se repete e se repete, produz atordoante diversidade. E o terceiro e ultimo principio diz que o desenvolvimento depende de desenvolvimento.
Tópicos
1. Dois caminhos
“mediados pelo crescimento” e “custeio público”.
2. Crescimento e distribuição de renda /Mudanças de consenso
3. Cultura ou natureza
Privação cultural e pobreza econômica
4. Analogia de Jacobs
O Desenvolvimento é um processo aberto que cria complexidade e diversidade
...