Sucesso Organizacional
Casos: Sucesso Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: keitemikeli • 6/5/2014 • 599 Palavras (3 Páginas) • 572 Visualizações
A cada ano transformações mundiais associadas ao comportamento humano e as inovações tecnológicas estão se acelerando forcando as organizações a inserirem nesse processo de mudanças.
Através de estatísticas, planejamento e qualificação profissional as empresas enfrentam os desafios e competitividade do mercado globalizado.
As estatísticas e uma parte da matemática aplicada com conceitos de probabilidade, teste de hipótese entre outros.
Para Spigel (1977), a estatística é a coleta, a organização, o resumo, a apresentação é a analise dos dados, com interesse na tomada de decisões. Além de fornecer métodos e técnicas para lidarmos com as incertezas em nossos planejamentos. A estatística por meio da probabilidade pode ajudar neste planejamento, reduzindo falhas e aumento as chances de um determinado evento acontecer.
Com o desenvolvimento da estatística foi possível obter dados e analisa-los de forma, mas eficaz, permitindo assim o controle e o estudo em diversas áreas do conhecimento, como na saúde, na biologia, na administração, na economia além de varias outras áreas.
Para os gestores a estática ajudara nas pesquisas de mercado, avaliar como será a aceitação de um produto, no controle de qualidade, nas previsões de vendas, auxiliando no planejamento, buscando eficiência, evitando desperdiço de recursos, aumentando a produtividade na organização e também realizando analises de pessoal, pois as pessoas têm seus próprios comportamentos e habilidades.
Para Bergamini (1990) o comportamento dos indivíduos nas organizações é explicado por duas variáveis. A variável individual que esta relacionada à infância, a adolescência e a fase adulta de cada um. E a ambiental relacionada com os grupos sociais, culturais, fatore de ambiente físico etc.
Um bom líder tem que saber valorizar os indivíduos dentro das organizações, neste sentido, saber ouvir, entender e acompanhar seus liderados, passando segurança e sempre os mantendo motivados. Permitindo que os indivíduos se tornem uma equipe, respeitando os hábitos, símbolos, comportamento, valores éticos e morais, princípios e crenças de cada um. Isso e definido como cultura organizacional.
Existem diversas funções que a cultura pode exercer dentro de uma organização: ela define limites, faz com os funcionários se comprometam com interesses coletivos, reduzindo a ambiguidade de informações e determinando como devem agir. Algumas vezes funciona como vinculo entre a empresa e seus colaboradores. A cultura dá a identidade da organização, fazendo o diferencial no mercado.
A qualificação profissional tornou-se mais essencial e determinante para o futuro profissional de um individuo. Ela dar-se através de conhecimentos teóricos, técnicos e operacionais relacionados à produção de bens ou serviços. Estudos recentes revelam que a taxa de retorno sobre investimento em qualificação são duas vezes maior que aqueles em investimento em fabricas e equipamentos.
Outro estudo monstra que, a cada ano a qualificação implica um aumento de produtividade de 8,5% no setor industrial e 13% no setor de serviços. (The Economist.)
Conforme afirma Lazear e Gibbes (1998) quando o empresário investe em qualificação minimiza-se a necessidade de alteração do corpo de funcionário, ou seja,
...