TEORIA CLASSICA DE ADM
Dissertações: TEORIA CLASSICA DE ADM. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 123mi • 26/11/2014 • 251 Palavras (2 Páginas) • 279 Visualizações
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
“A administração científica de Taylor é complementada pela Escola Clássica da Administração, com os princípios da administração, desenvolvidos por Henri Fayol (1841-1925)”.
Organizações, Administração e suas teorias – pag. 47 volume 1
Considerada uma das primeiras teorias a ordenar o comportamento de um administrador, responsável também por estabelecer uma ética.
A dedução foi o meio principal para que o engenheiro francês ( Henri Fayol), caracteriza-se uma ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente.
De acordo com a sua vivência da aparência administrativa, desenvolveu um sistema de administração e com o resultado dividiu em três ideias básicas:
• A administração é uma forma distinta das demais funções, como financeiras, técnicas (produção), comerciais, segurança e contábeis.
• A administração é um processo de previsão, organização, comando, coordenação e controle.
• Seu sistema de administração poderia ser ensinado e aprendido, obedecendo princípios gerais de administração que deveriam ser seguidos para garantir que esta fosse eficaz.
Pág. 48
Princípios gerais de administração elaborados por Fayol (1970).
1. Divisão de trabalho
2. Autoridade
3. Disciplina
4. Unidade de comando
5. Unidade de direção
6. Subordinação de interesse individual e bem comum
7. Remuneração
8. Centralização
9. Hierarquia
10. Ordem
11. Equidade
12. Estabilidade pessoal
13. Iniciativa
14. Espirito de equipe
Esse modelo de estrutura organizacional desenhado por Fayol, traduz a sua formação, um engenheiro de minas com experiência de administrador de cúpula, preocupando-se com a divisão do trabalho, hierarquia e a unidade de comando, aliado à Revolução Industrial com maximização dos lucros através do conceito homo economicus ( ser racional, com habilidade para fazer escolhas lógicas e na tomada de decisões) da harmonia de interesses entre administração e operários e do espírito racionalista aplicado a toda organização.
...