Trabalho individual marketing
Por: Danilo Nascimento • 3/10/2021 • Trabalho acadêmico • 1.738 Palavras (7 Páginas) • 223 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
PLANO DE MARKETING
[pic 4]
08/2021
[pic 5]
Elaborado por: Danilo Vieira do Nascimento
Disciplina: Marketing
Turma: 0721-1_30
Introdução
O plano de marketing é uma ferramenta fundamental para a gestão de negócios e que deve ser atualizada constantemente, principalmente por causa das mudanças recorrentes que ocorrem nos mercados. Por meio dele, a empresa tem condições de definir metas, objetivos e estratégias do produto ou serviço que oferecem.
O presente plano de marketing tem como objetivo fazer uma análise do negócio da construtora MRV no mercado de construção habitacional no brasileiro. Adiante é apresentada uma visão geral da atuação da organização nesse mercado, na sequência é apresentado um diagnóstico de como a empresa construiu sua imagem no mercado, através de uma pesquisa de mercado. Em seguida é feita uma dissertação de forma resumida de como a organização se tornou competitive e por ultimo, o plano de comunicação de marketing trás pontos imporatantes para garantir a força da marca MRV.
Desenvolvimento
A escolha pelo desenvolvimento do plano de marketing da MRV, motivou-se por se tratar de uma organização de grande notoriedade nacional. As pesquisas ocorreram em meio digital e estão relacionadas a última parte deste trabalho. O roteiro do trabalho segue a seguinte sequência:
- Análise Ambiental da empresa
- Pesquisa de mercado e possíveis resultados
- Análise competitiva
- Proposta de comunicação de marketing
- Análise Ambiental da Empresa
A MRV iniciou suas atividades em 1979 com o objetivo de construir e incorporar empreendimento em Belo Horizonte. Em 1981 entregou seus primeiros imóveis e no início da década de 90 inaugurou de forma pioneira uma central de atendimento ao cliente. Em 1994, a MRV inicou seus investimentos em patrocínio esportivo. Ainda na década de 90 inaugurou sua primeira loja, expandiu para mais 3 estados brasileiros, bem como para o interior de Minas. Quando completou seus 25 anos, em 2004, expandiu para mais 8 estados brasileiros.
Nos anos 2000, assinou contrato com a Caixa Econômica Federal, abriu seu capital com ações negociadas na Bolsa de valores, participou da elaboração do programa Minha Casa Minha Vida. Em 2014, criou o Instituto MRV, cujo papel é promover a transformação social por meio de projetos que estimulam o desenvolvimento de crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social. Ainda em 2014, a MRV conquistou duas importantes certificações em 2014: a ISO 14.001, que estabelece padrões rigorosos na gestão de meio ambiente e a OHSAS 18.001, que estabelece padrões rígidos na gestão de segurança e saúde das empresas. Em 2017, acompanhando as tendências do mercado, passou a utilizar energia fotovoltaica em seus empreendimentos.
A MRV está presente em 160 cidades brasileiras. Hoje, é líder no mercado de construção civil no segmento de imóveis residenciais e já possui mais de 4000 mil casas e apartamentos lançados em 22 estados brasileiros.
- Pesquisa de Mercado e Possíveis Resultados
A MRV já é a maior construtora do Brasil e como todos os setores de negócios mundiais, precisou passar por adaptações após a chegada da pandemia. Apesar do aumento das vendas em 2020, com a alta dos custos dos materiais, o lucro da empresa reduziu, segundo portal de notícias, Seu Dinheiro. Com o fim do programa Minha Casa Minha Vida e início do programa Casa Verde e Amarela, a organização decidiu diversificar seus produtos para além dos programas habitacionais. A expectativa é lançar 50% dos seus produtos em diferntes tipos de investimentos como Sensia, Luggo, Urba e AHS.
Além de atuar no mercado brasileiro, a MRV agora atuará no mercado de construção habitacional norte americano. A organização comprou a construtora AHS que está presente em três estados americanos e a projeção é de que esse novo negócio supere a MRV em poucos anos em termos de tamanho de negócio.
Com a alta influência da inflação nos preços dos materiais da construção civil, a MRV começa a adotar algumas medidas para tornar o custo e, em alguns momentos, a falta da matéria-prima menos expressiva na construção civil. Entre as iniciativas está na pesquisa e desenvolvimento de materiais alternativos como substituição das armações de paredes de concreto, para empreendimentos com até cinco pavimentos, bem como o dry-wall nas paredes internas, no caso de torres. A ideia é reduzir aço e concreto que são os principais materiais.
Em 2020, a MRV, em parceria com o SENAI/FIEMG inaugurou um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento MRV que tem como objetivo desenvolver e testar novas tecnologias em materiais e processos construtivos para contribuir com a eficiência do setor da construção civil. O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento promove ganhos sociais, ambientais e econômicos a toda cadeia do setor.
- Análise Competitiva
A MRV tem sua marca consolidada e segundo Bezerra (2019), foi a mais lembrada pelo público nas cidades onde atua. A organização tem sua marca reconhecida nacionalmente, tendo em vista o grande investimento que faz em marketing.
A hegemonia da MRV no setor de construção de habitações econômicas, a identificação com a marca por parte dos clientes, reflete a preferência e lealdade dos consumidores, o que acaba criando uma barreira e dificultando a entrada de novos concorrentes no segmento.
A parceria entre MRV e Caixa Econômica Federal aumentou o poder de barganha com os clientes, ganhando agilidade e praticidade nas assinaturas dos contratos. A diferenciação dos produtos com uso de inovações como a utilização de tomada USB, energia fotovoltaica nas áreas comuns dos condomínios, chama atenção, quando a concorrência ainda não pratica ações como essas.
...