A Inclusão da Historia e da Cultura Afro
Por: sergiobeckman • 24/4/2021 • Trabalho acadêmico • 316 Palavras (2 Páginas) • 241 Visualizações
TEXTO DISSERTATIVO:
A Inclusão da História e da Cultura Afro-brasileira e Indígena nos Currículos da Educação Básica.
Conhecer o passado para entender o pressente
O passado é de extrema importância e a melhor forma para a compreensão do presente, e para que se possa planejar um futuro melhor. Sabe-se que a história é a chave para entender a composição da sociedade atual e sua cultura. Sendo assim, a Lei 11.645-2008 foi fundamental para formação dos estudantes como cidadãos, esta estabelece as diretrizes e bases da educação nacional e torna obrigatória a inclusão da temática ‘História e cultura afro brasileira e indígena’ no currículo oficial da rede de ensino.
Convém lembrar que o sistema educacional sempre abordou uma versão eurocêntrica da história do nosso país, sendo assim, não contemplando todas as heranças culturais, de maneira que favorecia a perpetuação de estereótipos e preconceitos.
Em consequência disso, nota-se que a lei teve impacto direto na estrutura da educação básica e inclui diversos aspectos da história e da cultura que caracterizaram a formação do povo brasileiro. Resgatando assim as contribuições dos africanos e indígenas nas áreas sociais, econômicas e políticas, importantes para a história do Brasil.
Além disso, entende-se que o passado é a dimensão temporal que possui prioridade na constituição da identidade do ser. Desse modo, a implementação dessa lei, vem oportunizar que os estudantes problematizem a história do próprio país, ampliando no sentido de reconhecer e valorizar a sua riqueza cultural, de forma que incentive o sentimento de representatividade dentre as minorias.
Em virtude do que foi mencionado, pode-se concluir que o principal propósito da lei foi promover uma educação que reconheça e valorize a diversidade cultural, tornando a educação comprometida com as origens da população brasileira. Assim sendo, a história do Brasil deve sempre levar em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias, tornando-se urgente a implementação de debates entre os estudantes, onde os professores ofereçam embasamento teórico aos mesmos.
...