E Sobre a Sociologia de Durkheim
Por: 28042003 • 8/9/2022 • Trabalho acadêmico • 649 Palavras (3 Páginas) • 128 Visualizações
1 - Quais são as razões pelas quais o autor não considera A. Comte como o "pai da Sociologia"?
Segundo o autor, A. Comte apresentava um ponto de vista positivista, ou seja, considerava que uma abordagem científica era a maneira mais eficaz para compreender a ordem e a mudança social, confiando no contexto histórico e na experimentação, ao invés de considerar a justiça social e a natureza humana. Ademais, foi considerado como menos rigoroso e sistemático que os seus sucessores, por seu compromisso com a ciência e o progresso e, ao mesmo tempo, ser contra o individualismo, representando um ponto de vista que conduz ao conhecimento científico ao invés de um conhecimento sobre a sociedade e suas instituições, denominado pensamento tecnocrático. Sendo assim, ele foi considerado um protossociólogo e o primeiro tecnocrata.
2 - Qual é o problema central da modernidade para Durkheim?
O problema central para Durkheim seria o abandono dos ideais e crenças morais anteriormente compartilhadas entre a sociedade, fazendo com que as transformações sociais e a desagregação dos laços e vínculos da comunidade perpetuem um ambiente social sem normas e leis.
3 - Quais são as semelhanças da sua teoria da modernidade com o movimento do "Contrailuminismo"?
Tanto a sua teoria da modernidade quanto o movimento do Contrailuminismo abordavam um pensamento conservador, onde criticavam a ideia de individualismo e acreditavam na noção de que a sociedade e suas instituições são fundamentais e exercem controle sobre o indivíduo.
4 - Qual é a origem da discordância entre as teorias de Marx e Durkheim?
A origem da discordância dos dois sociólogos se da pela diferença de pensamentos sobre a relação do indivíduo com a sociedade. Marx defendia a destruição do capitalismo e o triunfo do proletariado, encarando as regulamentações e as regras dessa sociedade como uma forma de dominação e manifestações de interesse de classe. Além disso, abordava um posicionamento emancipatório, afirmando que, com a destruição da propriedade privada, a igualdade de todos seria assegurada pelo comunismo, à medida que todos os membros se tornam participantes iguais na vida social, política e econômica da comunidade. Entretanto, Durkheim defendia que essas regulamentações e regras eram essenciais para a vida social, onde a integração e regulamentação moral seriam aspectos positivos para uma comunidade próspera e saudável, além de rejeitar essa concepção igualitária, argumentando que certas desigualdades são naturais e não podem ser erradicadas, contanto que decorram como consequência de méritos e conquistas.
5 - Qual é a proposição teórica de Durkheim para a resolução da questão das desigualdades?
Durkheim propõem políticas que promovam a igualdade de oportunidades, permitindo que os talentos e as habilidades naturais dos indivíduos sejam julgados independentemente de raça, gênero e etnia. Portanto, ele recomenda que as instituições da sociedade executem reformas sociais e econômicas que uniformizem as condições e forneçam credibilidade aos ideais sociais de igualdade de oportunidade, fazendo
...