Impacto Economico de Refugiados na Economia
Por: jminocencio100 • 24/11/2015 • Seminário • 48.864 Palavras (196 Páginas) • 358 Visualizações
FACULDADE DO GUARUJÁ
PROJETO TECNOLÓGICO MULTIDISCIPLINAR
ANA LIMA E. AGUIAR
IVONE PEREIRA S. INOCENCIO
O IMPACTO ECONÔMICO DOS REFUGIADOS NO BRASIL E NO EXTERIOR
GUARUJÁ
NOVEMBRO – 2015
ANA LIMA E. AGUIAR [pic 1]
IVONE PEREIRA S. INOCENCIO
O IMPACTO ECONÔMICO DOS REFUGIADOS NO BRASIL E NO EXTERIOR
Trabalho Acadêmico com objetivo de compor a nota do semestre do Curso Tecnológico em Comércio Exterior da Faculdade do Guarujá – FAGU.
Orientador: Prof. Me. Ademir
GUARUJÁ
NOVEMBRO – 2015[pic 2]
AGUIAR, Ana Lima E. et.al. O impacto econômico dos refugiados no Brasil e no exterior. 2015. 25p. Projeto Tecnológico Multidisciplinar (Tecnológico de Comércio Exterior). FAGU- Faculdade do Guarujá.
RESUMO
Muitos são os fatores que levam as pessoas emigrarem para outros lugares em troca de um vida melhor. O problema se dá que quando esses imigrantes chegam aos seus destinos enfrentam preconceitos étnicos e a falta de empregos, sendo vistos por muitos como marginais que superlotam sistemas de educação, saúde e moradias.
PALAVRAS-CHAVE: Crise - Brasil – exportações [pic 3]
AGUIAR, Ana Lima E. et.al. O impacto econômico dos refugiados no Brasil e no exterior. 2015. 30p. Projeto Tecnológico Multidisciplinar (Tecnológico de Comércio Exterior). FAGU- Faculdade do Guarujá.
ABSTRACT
Key words: Crisis - Brazil – exports[pic 4]
SUMÁRIO
INTRODUCAO
Diante dos temas proposto, foi escolhido “O Impacto dos refugiados no Brasil e no exterior”, por ser um tema referente ao que acontece com os refugiados e o que isso impacta nos países que recebem essas pessoas.
Neste vasto campo de estudos, explica-se como é caracterizados os refugiados, como começou e suas consequências, evidenciando responder o problema central desse trabalho: O que os refugiados interferem na vida dos brasileiros e no exterior?
Os objetivos no meio do problema citado são: os motivos de refugiados migrarem para outros países, quais as causas em que ela traz, o que impacta no Brasil, o que isso interfere na economia, e nas relações comerciais, quais os motivos que outros países ter restringem a entradas dos refugiados.
Com relação a esse estudo e análise desta bibliografia, o método usado foi as bases teóricas e análise de dados visando a relação do Brasil e do exterior para com os refugiados.
O que se pode observar é que os refugiados impacta diretamente nos países que os recebem, fazendo com que muitos países adotem um método de restrições a essas pessoas dentro de seus territórios.
Para a realização deste trabalho fizemos algumas pesquisas bibliográficas e utilizando como auxilio teórico Ariadna de Oliveira, A questão dos Refugiados no mundo, Patrick Cockburn, Crise dos refugiados: de onde vem essas pessoas e porque?
Essa pesquisa foi separada em duas partes: o primeiro capítulo esta exposto como se iniciou os refúgios e como isso afetou o Brasil e outros países, no segundo capítulo está uma análise de dados dos refugiados no mundo.
Esperamos que este trabalho possa contribuir para todos que desejam obter informações sobre o tema, para formação de pesquisadores, para formação profissional e social e para todos que fazem parte do processo acadêmico.
CAPITULO 01
1.1 – Definições de Refugiados e suas causas Os refugiados aquelas pessoas que são forçadas a fugirem de seus países, individualmente ou parte de evasão em massa, devido a questões políticas, religiosas, militares ou quaisquer outros problemas. A definição de refugiado pode variar de acordo o tempo e o lugar, mas a crescente preocupação internacional com a difícil situação dos refugiados levou a um consenso geral sobre o termo. Como definido na Convenção Relativa ao Estatuto dos Refugiados das Nações Unidas – 1951 (A Convenção dos Refugiados), um refugiado é toda pessoa que: devido a fundados temores de ser perseguida por motivos de raça, religião, nacionalidade, por pertencer a determinado grupo social e por suas opiniões políticas, se encontre fora do país de sua nacionalidade, não queira recorrer a proteção de seu país; ou que, carecendo de nacionalidade e estando, em consequência de tais acontecimentos, fora do país onde tivera sua residência habitual, não possa ou, por causa dos ditos temores, não queira a ele retornar.
...