Sandalias e Chinelos Havaianas
Por: 81303303 • 27/5/2021 • Trabalho acadêmico • 2.752 Palavras (12 Páginas) • 266 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM
COMÉRCIO EXTERIOR
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR –
PIM V
Empresa: Sandalias e Chinelos Havaianas
ESTADO: MATO GROSSO - CUIABÁ
ANO:2021
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM
COMÉRCIO EXTERIOR
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR –
PIM V
Empresa: Sandalias e Chinelos Havaianas
ALUNO: THIAGO OLIVEIRA DE FARIAS R. A. 2048875
Projeto Integrado Multidisciplinar - PIM V,
apresentado como um dos pré-requisitos para
a aprovação do bimestre vigente, no Curso Superior
de Tecnologia em Comércio Esterior.
ESTADO: MATO GROSSO - CUIABÁ
ANO:2021
Introdução
Neste trabalho iremos contar um pouco sobre a história da empresa Havaianas, iremos ver como surgiu as primeiras sandálias da empresa ,ver qual foi a inspiração do design das sandálias e quando elas surgiram, vamos ver o sucesso das Havaianas e também as dificuldades que a Empresa enfrentou, a empresa usou o marketing em combate a pirataria alertando os consumidores que não deveriam aceitar sandálias falsificadas, fajutas, só as legítimas.
Em 2007 iremos ver a empresa Havaianas notou que mercado Brasileiro estava saturado, mas vinham crescendo no mercado externo, Foi aí que as Havaianas começou uma importante fase da expansão internacional da marca, Logo a marca virou assunto nas páginas das grandes revistas e jornais do mundo e conquistaram algumas das vitrines mais concorridas do planeta.
As Havaianas também teve suas dificuldades para começar a exportar para o exterior, (Cerca de 39% das empresas exportadoras reclamam das dificuldades burocráticas para exportar), Como qualquer produto no mercado, você não pode deixar de ter um produto atualizado, e tem que ser fabricado com processo de produção competitivo e que mantenha os prazos de entrega em dias, Observa-se também que por causa dos altos custos para se manter uma empresa em nosso País, O excesso de regulamentações, A péssima imagem do Brasil perante os países importadores, As Políticas cambiais inadequadas e as constantes ondas de Instabilidade econômica no País ,O sistema Brasileiro acaba se tornando pouco competitivo no mercado externo.
A empresa Havaianas sempre investiu em Marketing, contratando estilistas líderes para criar cores e designs atraentes, e logo celebridades brasileiras e internacionais estavam usando as novas sandálias coloridas, A empresa tem um foco constante na inovação de produtos; comunicação; e respostas rápidas e flexíveis para conhecer o gostos dos seus consumidores. A empresa reagiu rapidamente à inteligência de mercado introduzindo novas sandálias com topos fechados para climas mais frios, sandálias com alças ao redor do tornozelo e até sandálias com diamantes reais para desfiles de moda. E por essas diversas estratégias e investimento em Marketing os chinelos Havaianas podem ser vistos nos pés das mais diversas pessoas e suas diferentes classes sociais.
Também iremos ver um pouco sobre os lucros, vendas e despesas típica e atípica da empresa Havaianas, e como ela vem lidando com os problemas perante a pandemia do COVID-19.
SUMÁRIO
- Historia da Empresa.......................................................................................... 5
- Exportação e Expansão..................................................................................... 6
- Marketing e Geomarketing............................................................................... 8
- Lucros e Despesas Financeiras........................................................................ 10
- Conclusão........................................................................................................ 11
- Referências...................................................................................................... 12
Historia Da Empresa
O design das sandálias Havaianas foi inspirado em uma típica sandália japonesa, conhecida como Zori: calçado que era feito por um fino solado de palha de arroz e tiras de tecido. A marca Havaianas começou como um chinelo básico para trabalhadores humildes que trabalhavam em obras ou plantações aqui no Brasil.
Em 1962, a São Paulo Alpargatas utilizou a borracha como matéria-prima e assim adaptou a sandália japonesa ao mercado brasileiro,(Observação: O Nome Havaianas foi emprestado do Havaí ). O formato do grão de arroz foi utilizado para a textura da palmilha e remete à sua inspiração. Uma curiosidade! Quando as Havaianas já eram um sucesso, muita gente começou a (piratear) copiá-las . Com isso, as propagandas das Havaianas começaram a alertar os consumidores que não deveriam aceitar sandálias (falsificadas) fajutas, só as legítimas. (Observação: E tanto se falou em fajuta que a palavra foi parar no dicionário Aurélio como sinônimo de produto falsificado e de má qualidade).
Já no início dos anos 90, os próprios consumidores ditam a moda, virando a parte branca do chinelo Havaianas para baixo e deixando a colorida para cima na tentativa de “criar” uma sandália todinha de uma só cor. Após esse movimento, surgiram os modelos de chinelos Havaianas monocolores: as sandálias Havaianas Top nas cores preta, azul royal, lilás e pink. Inicialmente em quatro cores, hoje a linha Top está disponível em mais de 15 cores diferentes.
Hoje as Havaianas é uma marca brasileira de sandálias de borracha produzidas pela Alpargatas, uma empresa da Itaúsa, (Observação: A Itaúsa é uma holding brasileira de investimentos de capital aberto com mais de 45 anos de trajetória) ,proprietária de empresas como Itaú Unibanco e Duratex.
...