A Alemanha do século XIX
Por: Henrique Peralva • 20/5/2022 • Resenha • 375 Palavras (2 Páginas) • 188 Visualizações
A Alemanha do século XIX.
O atual território, que hoje conhecemos como Alemanha, no século XIX era formado por pequenos reinos e ducados, quais em sua maioria estavam sob domínio do Império Austríaco. Durante o Congresso de Viena, em 1815, todos esses reinos estavam agrupados, nomeados como Confederação Germânica. No entanto, a Confederação Germânica, não significava unidade territorial para essa região. Ademais, a presença austríaca nesse sodalício enfraquecia o poder dos prussianos, que eram os grandes interessados na unificação. A partir das revoluções de 1848, com o crescimento dos movimentos nacionalistas nessa região, os ideais de unificação fortaleceram-se.
O reino da Prússia e o Império Austríaco eram as duas potências desses territórios, e o grande interesse dos prussianos era promover a unificação dessa região, excluindo a Áustria dos assuntos germânicos. O reino mais desenvolvido economicamente dessa região, era a Prússia, e, depois que Guilherme I foi coroado como rei e Otto von Bismarck nomeado como primeiro-ministro, conduziu a unificação territorial da Alemanha.
O que foi a Unificação da Alemanha?
Durante a segunda metade do século XIX, deu-se início ao processo de unificação territorial, que levou ao surgimento da Alemanha como Estado-nação. Esse processo decorreu da modernização da economia e da industrialização da Prússia, o reino mais rico da Confederação Germânica, como também da modernização do exército prussiano. Por fim, essa unificação só foi possível após a confrontação das nações vizinhas, dessa forma, conquistando e anexando os territórios que formariam a Alemanha atual.
Os Cem anos de Paz.
Entre 1815 e 1914, um período de paz estabeleceu-se na Europa. A unidade nacional foi alcançada na Alemanha, os conflitos internos gerados durante esse progresso eram resolvidos implicitamente numa ação conjunta entre as Grandes Potências. Dessa forma o resultado alcançado foi a paz.
O fim do “padrão ouro”.
Após a união territorial alemã, a balança de poder na Europa foi alterada, dessa forma gerando ressentimentos que contribuíram para o surgimento da Primeira Grande Guerra ou Primeira Guerra Mundial no começo do século XX. Com isso, chega o fim do padrão ouro, tendo em vista o cenário econômico ocasionado pelo início da guerra, em 1914. Nesse cenário, as potências econômicas tiveram alta demanda para emitir dinheiro a fim de custear o conflito.
...