A Evolução Política Brasileira
Artigos Científicos: A Evolução Política Brasileira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: flaviahago • 23/9/2013 • 397 Palavras (2 Páginas) • 475 Visualizações
A Evolução Política Brasileira A partir de 1940 no Brasil houveram movimentos industriais como a entrada de capital norte-americano no país.Tendo a segunda Guerra Mundial se iniciado em 1939 e terminado em 1945 o ano de 1942 é assim o ano mediano dessa terrível batalha.No início desta Alemanha declara guerra contra a França e Reino Unido (Inglaterra), depois a Itália se alia á Alemanha, logo o Japão entra em guerra contra os EUA , então os EUA e União Soviético (URSS) se unem á França e Reino Unido(Inglaterra). Outros países também entram nessa guerra e o Brasil não ficou de fora se aliou aos EUA o que contribuiu para o fortalecimento nas forças armadas brasileiras além de um empréstimo financeiro o qual foi responsável pelo grande crescimento industrial do nosso país, um exemplo de investimento desta época foi a construção da CSN,( Companhia Siderúrgica Nacional).
A Carta Testamento de Getúlio VargasCom o fim da guerra e a pressão por parte da sociedade pela volta á democracia, e como proposta o adiantamento das eleições diretas e a manutenção de Getúlio Vargas no poder.”O pai dos pobres”, era a favor do povo. Fez a CLT- PCB jornada de 8 horas de trabalho, voto para a mulher, férias remuneradas, sem ele hoje não haveria pensões,aposentadorias, sindicatos, salário família,13º salário, entre outros está a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) , um grande passo para a economia do país. Tudo isso foi implantado pelo ministro do trabalho sobre as ordens de Getúlio Vargas, que pagou um preço por isso, porque Getúlio enfrentava a oposição, militares e imprensa. Presidiu de (1951-1954) governou em três estágios, no governo provisório, no constitucional onde ele reformulou a constituição que passou a vigorar este segundo mandato, no total foram 15 anos no poder. Politicamente isolado, Vargas suicidou-se em 24 de agosto de 1954. A morte de Vargas reverteu no plano simbólico a situação política que poderia tê-lo conduzido á renúncia levando o povo às ruas em defesa do “Pai dos pobres”.A carta testamento de Getúlio Vargas deixa por escrito todas as angústias que o levou a cometer seu suicídio, esta é o relato de um homem que deu os primeiros passos para a libertação de um povo trabalhador buscando seus direitos e se expressando através de movimentos trabalhistas populares, buscando exatamente o desenvolvimento das cidades de todo país, mas com um pouco mais de justiça.
...