A Participação Política e os Imigrantes
Por: Ana Beatriz Basílio • 26/12/2017 • Projeto de pesquisa • 5.218 Palavras (21 Páginas) • 281 Visualizações
[pic 1]
A Participação Política e os Imigrantes
[pic 2]
A Participação Política das Famílias Cabo-Verdianas em Portugal
Trabalho realizado no âmbito da Unidade Curricular de Métodos Qualitativos para a Ciência Política
[pic 3][pic 4]
[pic 5]
Índice
Introdução…………………………………………………………………………………………………2
Tema, Questão e Objetivos da Pesquisa……………………………………………………………...3
Conceito-Chave: Participação Política…………………………………………………………………4
Conceitos-Chave: Imigração e Imigrante……………………………………………………………...5
Conceito-Chave: Comunidade Cabo-Verdiana……………………………………………………….7
Conceito-Chave: Naturalização………………………………………………………………………...8
Amostra (perfil da entrevistada)………………………………………………………………………...9
Estratégias Metodológicas....…………………………………………………………………………..10
- Método e Técnica utilizados………………………………………………………………….10
Avaliação (Qualitativa e Quantitativa)…………………………………………………………………12
Bibliografia/Webgrafia…………………………………………………………………………………..13
Anexo 1: Guião da Entrevista………………………………………………………………………….14
Anexo 2: Transcrição da Entrevista…………………………………………………………………...15
Introdução
No âmbito da Unidade Curricular de Métodos Qualitativos para a Ciência Política foi proposto à turma a realização de um trabalho de grupo, cuja temática é “A Participação Política e os Imigrantes”. Posteriormente, o grupo, com base no assunto que nos tinha sido colocado, elegeu o tema de “A Participação Política das famílias cabo-verdianas em Portugal”. Dentro deste subtema e uma vez que é um trabalho qualitativo é de relevância abordar a questão de pesquisa, isto é, a questão que vai partir como base de todo o trabalho, assim escolhemos esta: “Em que medida e de que forma é a Participação Política e a obtenção de oportunidades das famílias cabo-verdianas em Portugal?”, objectivando uma melhor pesquisa e a melhor resposta possível.
Soubemos desde logo que pretendíamos estudar esta comunidade de imigrantes, não só por ser uma das maiores no nosso país, uma vez que é uma ex-colónia, mas também porque é a que lidera os pedidos de naturalização em Portugal (obter a cidadania portuguesa). Achámos desta forma que assim seria mais fácil o contacto mais próximo com alguns destes imigrantes e assim podermos ter as suas experiências no processo de imigração e naturalização e com isso também de alguma Participação Política para uma melhor compreensão e mais precisa do trabalho.
Assim, recorremos a uma técnica qualitativa, nomeadamente a entrevista, que na qual realizámos apenas uma, desta forma partindo do nosso guião, recolhemos o ponto de vista da nossa entrevistada que foi uma aluna do terceiro ano do curso de Ciência Política do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas que achámos que nos ajudaria porque logicamente era cabo-verdiana e porque estava a tirar a licenciatura do tema em questão e no nosso país.
Tema, Questão e Objetivos da Pesquisa
Como já referi acima, na Introdução, a temática do trabalho é “A Participação Política e os Imigrantes”, quanto ao tema de pesquisa do grupo é “A Participação Política das famílias cabo-verdianas em Portugal”, seguidamente a questão de pesquisa é “Em que medida e de que forma é a Participação Política e a obtenção de oportunidades das famílias cabo-verdianas em Portugal?”.
É importante referir que anteriormente o tema e a questão de pesquisa do grupo objectivava a comparação das duas realidades das famílias cabo-verdianas em Portugal (as menos e as mais favorecidas), no entanto foi-nos impossível chegar às duas perspectivas e como assim não conseguíamos dar solução à nossa questão de pesquisa, decidimos alterar o tema, generalizando-o, para que seja possível uma melhor pesquisa e assim uma melhor resposta.
Quanto aos objectivos fundamentais do nosso trabalho, são os seguintes:
- Procuramos entender as razões que levam os cabo-verdianos a procurarem países que não o seu, nomeadamente Portugal, ou seja, os motivos que levam à imigração para o nosso país;
- Queremos perceber como é o processo de imigração e que contribuições, dificuldades e facilidades se encontram (em relação aos Estados) e de que forma a sociedade portuguesa recebe os imigrantes;
- Pretendemos saber se muitos cabo-verdianos objectivam a naturalização e se têm conhecimento dos requisitos que necessitam para tal e se isso os prejudica ou facilita o processo em questão;
- Queremos entender se existe a obtenção igualitária de oportunidades por parte dos imigrantes desta comunidade em Portugal;
- Objectivamos entender se a comunidade cabo-verdiana pretende continuar a residir no nosso país e assim, com o processo de naturalização, participar na política nacional;
- Finalmente queremos saber eventualmente qual poderá ser o contributo político dos imigrantes cabo-verdianos para ajudar a colmatar as desigualdades existentes entre os seus compatriotas em Portugal.
Conceito-Chave
Participação Política
Quanto a este conceito decidi pesquisar duas definições diferentes:
Quanto ao primeiro autor, este define que “Participação Política” divide-se em três aspectos: a participação como Direito, como Dever e a forma como pode ser exercida.
Como Direito é reconhecido e incontestável, isto é, todo o ser humano tem o direito de poder participar no governo do seu país, direito este consagrado pelo artigo 21º da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Facilmente se compreende o reconhecimento deste direito na medida em que todos são iguais e todos são dotados de inteligência e de vontade justificando a possibilidade de todos poderem tomar decisões políticas (colectivas e vinculativas para toda a sociedade) e não só alguns e os demais sejam obrigados a obedecer. Assim, para que exista justiça é necessária esta participação de todos.
...