A Resolução 649 Conselho Segurança ONU
Por: Spin Die • 21/9/2018 • Projeto de pesquisa • 357 Palavras (2 Páginas) • 209 Visualizações
Resoluções do Conselho de Segurança sobre a Missão das Nações Unidas na Ilha de Chipre
Resolução 649 (1990): A Resolução de n. 649 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, foi adotada por unanimidade em 12 de março de 1990, depois de ser observado o relatório do Secretário-Geral sobre uma reunião realizada entre os líderes das "duas comunidades" ( República de Chipre e República Turca do Norte de Chipre), dessa forma, recordando a Resolução 367 ( 12 de Março de 1975 ), lamentou-se que, nos 25 anos desde a criação da Força de Manutenção da Paz das Nações Unidas em Chipre, não se tenha encontrado uma solução para a situação.
Em particular, o Conselho reafirmou as reuniões entre os dirigentes da República de Chipre e da República Turca do Norte de Chipre em 1977 e 1979, nas quais se comprometeram a criar uma "República Federal de Chipre" em duas comunidades. Exortou ambos a prosseguir seus esforços, juntamente com o Secretário-Geral, para encontrar uma solução mutuamente aceitável para o estabelecimento de uma federação, convocando ambos a concluir um acordo geral acordado em 1989.
A Resolução n. 649 solicitou ao Secretário-Geral que fizesse sugestões para ambos os líderes a fim de resolver a situação, e para que informassem sobre o andamento das discussões até 31 de maio de 1990.
A resolução n. 367 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, adotada em 12 de março de 1975, após receber uma denúncia do Governo da República de Chipre, o Conselho instou novamente todos os Estados a respeitar a soberania, independência, integridade territorial e não-alinhamento da República de Chipre.
O Conselho registou o seu pesar pela declaração unilateral de um "Estado Federado da Turquia", embora não desejasse antecipar a solução política final do problema. A resolução então solicita a implementação urgente e efetiva da resolução 3212 da Assembleia Geral, para solicitar que o Secretário-Geral realize uma nova missão para convocar as partes e as convidasse a cooperar. Por fim, o Conselho convidou todas as partes interessadas a absterem-se de qualquer ação que possa comprometer as negociações e solicitou ao Secretário-Geral que as mantenha informadas sobre a implementação das resoluções.
A resolução em questão, foi aprovada sem votação.
...