“As 12 Questões Fundamentais” (Karl Deutsch)
Por: chocolo • 29/7/2016 • Trabalho acadêmico • 692 Palavras (3 Páginas) • 762 Visualizações
Apontamentos sobre “As 12 Questões Fundamentais” (Karl Deutsch)
Felipe Desconzi
Relações Internacionais - 1º ano (vespertino)
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
RESUMO: Neste capítulo, Deutsch nos apresenta as 12 principais questões de estudos das Relações Internacionais.
O que desejamos saber: A natureza das Relações Internacionais
A maior parte do conhecimento que desejamos a respeito das Relações Internacionais podem ser resumidas em doze questões que observaremos mais a frente, porém devemos ter cautela, pois como na maioria das áreas do conhecimento, podem haver múltiplas repostas, algumas equivocas e outras corretas, cabendo a nós refletirmos e entendemos os processos das Relações Internacionais, podendo então descobrir qual a resposta correta.
Doze Questões Fundamentais
1 – Nação e Mundo
Este primeiro questionamento é acerca da relação entre uma nação e o mundo que a cerca. Questionando desde o seu surgimento até seu desaparecimento. Estudando sua relação com outras nações, Estados, grupos e organizações internacionais.
2 – Processos Transnacionais e Interdependência Internacional
Este segundo questionamento reflete sobre a independência de um Estado em relação a outro. Pergunta se os Estados são independentes entre si, possuem uma soberania própria ou se são interdependentes em apenas alguns setores.
3 – Guerra e Paz
Este terceiro questionamento é sobre a guerra. O que faz um povo ir à guerra? O que o mantém nela? Por que uma guerra começa e por que ela termina?
4 – Força e Fragilidade
Este quarto questionamento é acerca da força ou fragilidade de um Estado em relação a sua política internacional. Pergunta-se da onde vem essa força e qual o seu limite.
5 – Política Internacional e Sociedade Internacional
Este quinto questionamento reflete sobre o que é ou não político dentro das Relações Internacionais e como o processo da política internacional interfere na vida da sociedade.
6 – População Mundial versus alimentos, recursos e meio ambiente
O sexto questionamento retoma a preocupação apresentadas pelo economista britânico Thomas Malthus, quando ele divulgou o resultado de sua pesquisa informando que a população cresce como uma progressão geométrica enquanto a produção de alimentos em uma progressão aritmética. Basicamente é a preocupação de que estamos crescendo em uma velocidade maior que a velocidade de renovação os recursos utilizados por nós, podendo nos levar a uma crise de recursos.
7 – Prosperidade e Pobreza
O sétimo questionamento é acerca da desigualdade existente no mundo. Ele reflete o processo de empobrecimento de alguns Estados ao mesmo tempo em que outros enriquecem. Ainda relaciona o processo da desigualdade com a forma como a população se desenvolve, seja na educação ou na própria qualidade de vida.
8 – Liberdade e Opressão
O oitavo questionamento pergunta o quão alienado somos com a situação alheia e até mesmo com a nossa própria situação. Será que nós nos preocupamos se somos oprimidos pelo nosso governo ou chegamos a nos importar com as atrocidades de um governo vizinho?
...