Associação Brasileira de Psiquiatria
Seminário: Associação Brasileira de Psiquiatria. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: wesleymahado • 11/4/2014 • Seminário • 286 Palavras (2 Páginas) • 507 Visualizações
A ABP – Associação Brasileira de Psiquiatria, é uma entidade sem fins lucrativos, representativa dos psiquiatras no país, que atualmente reúne 5.500 associados, congrega 55 federadas, seis núcleos em todos os Estados da Federação e cinco departamentos. Anualmente, a ABP realiza o CBP – Congresso Brasileiro de Psiquiatria, evento de referência no Brasil e na América Latina, considerado o terceiro maior da especialidade no mundo.
Como entidade de referência da psiquiatria no país, a ABP trabalha em defesa do exercício profissional e da atualização dos psiquiatras, por meio do Programa de Educação Continuada (PEC), de acordo com critérios da Associação Médica Brasileira – AMB. Outra ação é a edição da Revista Brasileira de Psiquiatria, principal publicação científica em psiquiatria do país, indexada ao Index Medicus®/MEDLINE® e ao Science Citation Index do Institute for Scientific Information (ISI). A Associação Brasileira de Psiquiatria também defende um sistema que dê à população um atendimento de qualidade e informações necessárias à compreensão dos transtornos mentais para seus portadores e familiares.
Neste sentido, foi criado o programa ABP Comunidade, um esforço da Associação em sua luta para desmistificar os aspectos negativos que envolvem os transtornos mentais e o estigma que pesa sobre seus portadores. O ABP Comunidade também possibilita aproximar a população dos médicos psiquiatras, oferecendo acesso a informações de qualidade, fornecidas por profissionais habilitados e credenciados, além de ser um serviço, com chancela de Responsabilidade Social, de utilidade pública que pretende ultrapassar as barreiras dos gabinetes e auditórios de congressos, falando diretamente à população, ouvindo-a e orientando-a com palestras, cursos, inserções na mídia e contato pessoal.
A ABP acredita que pode e deve prestar à população um serviço inédito, de qualidade, que contribua para a melhoria da assistência em saúde mental no Brasil!
...