Assuntos Publicos
Tese: Assuntos Publicos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 1/11/2014 • Tese • 963 Palavras (4 Páginas) • 223 Visualizações
Assuntos Públicos são todos os domínios de discussão em hasta pública. Este domínio leva-nos a ver que uma empresa não depende so de si mas também do mercado e dos seus públicos.
Há uma interacção e um âmbito de investigação que se prende com a esfera pública e privada. Co-orientação ou orientação comum prende-se com aspectos relacionados com o desenvolvimento de determinados projectos pra a prossecução de determinado movimento.
A génese dos assuntos públicos consegue-se através da relação entre interesses privados e o sistema político.
No pós-guerra o nome de “public affairs” foi alargado desde o sistema político para as preocupações sociais relacionadas com a solidariedade. Estas fontes sociais têm uma influência muito grande no sistema político. Neste momento uma não vive sem a outra porque dizem respeito a uma comunidade e a palavra comunidade diz respeito à palavra “public affairs”. Numa questão de divisão de opiniões, os profissionais de comunicação devem estar numa da posições e não podem servir de mediadores entre duas posições. O especialista em RP e "public affairs” deve pressionar o governo para obter os interesses desejados pela agência. Contundo, não é so isso que é importante mas sim uma pesquisa a fundo sobre um determinado assunto.
Assuntos Públicos são entendidos como a troca de argumentação a propósito de um tema que está ancorado num bem publico. É nesta discussão que se confrontam decisões cujo objectivo é a resolução da dúvida que se coloca após percebemos qual o tema. Opinião pública é a expressão prática de um assunto pública.
Um assunto público é um facto/acontecimento relativamente ao qual há três condições:
1. Existem ao dito acontecimento dois ou mais argumentos fortemente opostos
2. Existe um envolvimento por parte de um elevado numero de pessoas
3. Envolve uma preocupação respeitante ao facto da decisão sobre o assunto poder vir a influenciar a vida das pessoas e o normal funcionamento/desenvolvimento da sociedade
Ciclo de vida dos assuntos públicos
Os meios de comunicação social reflectem na sua agenda assuntos de interesse á sociedade, ou seja, de interesse público. Anthony Downs (1972) “A sociedade atribui diferente importância de acordo com os tempos. Essa atenção pode atingir o seu pico quando chega à capa dos jornais”. Dá-se o nascimento, maturação e morte. É este o ciclo de vida de um assunto público.
Fases de desenvolvimento de um assunto público segundo Downs:
1. Fase de pré-problema> há uma situação indesejável de carácter social que existe de facto masque ainda não conseguiu chamar a atenção.
2. Fase da descoberta alarmante> um evento dramático cria um alarme publico acerca do assunto, acompanhado pelo entusiasmo de encontrar uma solução para o assunto.
3. Fase da descoberta do custo da solução> custos envolvidos na solução do problema
4. Fase de declínio do interesse público> o assunto começa a descer na agenda pública à medida que o interesse vai desaparecendo por causa dos custos descobertos
5. Fase de pós-problema> o assunto desaparece da agenda pública
Hainsworth apresenta uma visão própria sobre o desenvolvimento dos assuntos em 4 estados:
• Origem – o assunto surge quando se atribui significado a um problema que se desenvolve a partir de uma tendência política, económica ou social Estas tendências são primeiramente articuladas em círculos restritos de académicos ou investigadores que começam a preocupar-se com elas (tendências) graças as suas capacidades prospectiva e analítica que resultam numa antecipação dos impactos potenciais do desenvolvimento.
• Mediação e Amplificação – emergência de opinião publica, a amplificação ocorre quando graças a indivíduos ou grupos que podem ser/são afectados simultaneamente pelo assunto.
• Organização – os grupos começam a procurar uma solução para o conflito que entretanto se desenvolveu tendo os seus próprios interesses em mente. Este processo de organização é um processo dinâmico e podem decidir continuar ou desistir do interesse em causa.
a) Líderes de opinião: entram no processo e vao pressionar o governo para serem encontradas soluções.
• Resolução - é quando o assunto prende os responasaveis públicos/políticos e acaba por se extinguir
Cada assunto tem a possibilidade de ser rotulado. Nós conseguimos identificar quais os assuntos em discussão em espaço publico, contudo, nem sempre nos podemos observar o ciclo de nascimento, explosão e morte de um assunto público em discussão.
Categorias dos assuntos:
Assunto Potencial:
Um ou mais conjuntos de pessoas acharem interesse particular relativamente ao assunto explorando as suas diferentes facetas e questionando a possibilidade de se fazer algo em relação a ele; (institutos de pesquisa, tanques de conteúdo / pensamento)
Líderes de opinião > estas pessoas nunca entram num debate embrionário. Eles não querem perder a reputação que granjeiam por parte de toda a sociedade. A espera é a palvra certa pois esperam por informação mais credível de modo a poderem expressar-se de um modo mais correcto
Assunto Eminente:
São aqueles que em relação aos quais já há consolidação dos interesses e/ou expectativas. É a altura em que alguns grupos aparecem de modo a eu haja uma maior defesa dos interesses e para que se comecem a destacar. Os líderes de opinião aparecem quando há eventos que lhes podem aumentar a reputação ligando-os a uma causa.
Para termos causas precisamos de caras e para termos causas precisamos de factos. A viabilidade do assunto não depende apenas deum líder de opinião mas também precisamos de uma liderança política para que seja implementado um assunto. O assunto público envolve confusão, debate, discussão, entre outras questões que são consideradas pertinentes
Assunto Explosivo:
Assunto Descendente:
Relativamente aos quais nos encontramos num momento de desenvolvimento e que o momento de debate mais quente já passou e agora começam a perder o seu fulgor quer em espaço público ou na agenda política deixando de ser viável ao longo-prazo
Assunto Morto:
É aquele que relativamente a todas as variáveis não tem qualquer impacto na sociedade e está encerrado para qualquer debate possível.
Nós conseguimos utilizar uma série de variáveis para comparar estes assuntos:
a) Tempo de desenvolvimento do assunto
b) A atenção dispensada pela sociedade para o assunto
c) Cobertura dos meios de comunicação social
d) A acção dos líderes de opinião
e) O impacto na formação ou alteração de politicas publicas
...