Autoridades judiciais
Tese: Autoridades judiciais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: x2x2 • 20/11/2013 • Tese • 368 Palavras (2 Páginas) • 323 Visualizações
1. Órgãos do Poder Judiciário;
2. Estrutura do Poder Judiciário;
3. Independência do Poder Judiciário;
3.1. Garantias e vedações;
3.2. Autonomia administrativa e financeira
4. Noções gerais de jurisdição;
5. O Supremo Tribunal Federal;
5.1. Desenvolvimento histórico;
5.2. Competência;
5.3. A jurisdição constitucional
Objetivos específicos:
O aluno deverá ser capaz de:
• Compreender a estrutura organizacional do Poder Judiciário, bem como as suas funções típicas e atípicas. Deverá, ainda, compreender a instituição e história do Supremo Tribunal Federal como Corte constitucional.
• Compreender a definição das competências originárias e recursais.
Recursos:
• Utilização de material VHS, retroprojetor, datashow;
• Incentivo à utilização pelo acadêmico das salas de aulas interativas.
• Utilização de material disponibilizado pelo professor (textos de periódicos, decisões judiciais, pareceres, etc).
ATENÇÃO: Para a resolução dos casos desta aula, faça, inicialmente, a leitura do capítulo 18 do livro de SILVA E NETO, Manoel Jorge e. Curso de Direito Constitucional. Rio de Janeiro: Ed. Lúmen Júris, 2008.
Caso Concreto – Tema: Poder Judiciário – competência do Supremo Tribunal Federal
Caetano Pereira, inconformado com a decisão do Superior Tribunal de Justiça que denegou seu pedido de liminar em ação de habeas corpus, impetrou o mesmo writ no Supremo Tribunal Federal, com fundamento no art. 102, inciso I, alínea “i”, da Constituição da República, alegando ausência dos requisitos autorizadores de sua prisão.
Pergunta-se: Considerando o caso em exame, responda se o manejo da referida ação constitucional perante o STF é possível. Fundamente sua resposta.
Questão objetiva: OAB RJ/ FGV – Exame Unificado 2010.3 – questão 33 caderno 1 (adaptada). Leia com atenção a afirmação a seguir, que apresenta uma INCORREÇÃO.
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) tem competência, entre outras, para rever, de ofício ou mediante provocação, os processos disciplinares de juízes e membros de tribunais (se tiverem sido julgados há menos de um ano), zelar pela observância dos princípios que regem a administração pública e julgar os magistrados em caso de crime de abuso de autoridade. Assinale a alternativa em que se indique o ERRO na afirmação acima.
a) O CNJ, sendo órgão do Poder Judiciário, atua apenas mediante provocação, não podendo atuar de ofício.
b) Não cabe ao CNJ, órgão que
...