COMO SE FAZ ANALISE DE CONJUNTURA
Artigos Científicos: COMO SE FAZ ANALISE DE CONJUNTURA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: DAMEMI • 3/9/2014 • 610 Palavras (3 Páginas) • 491 Visualizações
A análise de conjuntura é um momento histórico preciso, mas variável, pode ser um dia ou um ano; vários dias de uma greve ou poucas horas de uma assembleia. A conjuntura está em constante transformação, mas ela é marcada por condições estruturais, que se mantêm por longos períodos de tempo.
Além disso ela serve para identificar as tendências dominantes dos acontecimentos e projetarmos o futuro e também para auxiliar na tomada de decisão e para transformarmos a realidade a nosso favor. Ressaltando que todas as pessoas, o tempo todo. A sabe como?
Sempre que houver necessidade de se tomar posição sobre algo, de se elaborar uma política.,
Analise de conjuntura, avaliar ( fazer balanço), agir( elabora política e atuar)e caracterizar ( Diagnóstico e tendências).
Desde o início da humanidade.
O que muda ao longo da história é o método.
Oráculo de Delfos na Grécia; Na Grécia Antiga, era comum consultar os oráculos para tentar
prever o futuro.
Como se faz análise de conjuntura?
• Acontecimentos;
• Relações de forças;
• Caracterizar, agir e avaliar.
Realçar os principais fatos econômicos, sociais, políticos e culturais ocorridos no período.
Como deve ser a classificação dos acontecimentos?
• Hierarquizar os acontecimentos mais importantes;
• Quais as causas dos acontecimentos e
• Acontecimentos apontam alguma mudança ou ruptura.
Cenários:
São os espaços onde os acontecimentos se desenrolam. Estão sempre mudando e isto influi, também, na mudança do processo, pois faz descolar as forças em conflito. abertos (ruas, espaços públicos, espaços populares, etc. fechados (câmara, congresso, gabinetes, etc.) identificar o cenário dominante.
Atores:
O ator é tudo aquilo que representa determinado papel dentro de um contexto. Não é, necessariamente, um individuo, mas pode ser uma classe social, uma categoria, um partido, uma TV, um governo etc.
Relações de forças:
É a articulação entre os diversos atores, da sua força política, de decisão e de influência. Essas relações podem ser de confronto, de coexistência, de cooperação e estão sempre revelando uma relação de força, de domínio, igualdade ou de subordinação. A relação de forças sofre mudanças permanentes.
Projetar as tendências:
É o objetivo da análise. Projetar as tendências para fazer nossas opções de ação concreta. Duas perguntas básicas têm que ser respondidas:
Quais as possibilidades de desenvolvimento dos acontecimentos? Como vai ficar cada ator diante dos prováveis novos acontecimentos?
O que é necessário para uma análise de conjuntura?
A metodologia é necessária, mas não é suficiente, porque infelizmente não existe uma receita de bolo.
Além
...