Corpo Diplomático do Brasil e da França
Por: Beatriz Lanfranchi • 31/10/2016 • Trabalho acadêmico • 2.654 Palavras (11 Páginas) • 482 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
CORPO DIPLOMÁTICO DO BRASIL E DA FRANÇA
Trabalho Interdisciplinar referente ao curso de relações internacionais da Universidade Anhembi Morumbi sob a orientação da Professora Dra. Marcela Garcia Fonseca e do Professor Dr. Cícero Krupp da Luz
BEATRIZ LANFRANCHI RA: 20650184, LETÍCIA RAFAELLA DE SOUSA CARVALHO E SILVA RA: 20729294, LETÍCIA TIEMI KATO ACORSA RA 20714885, MARCEL HENRIQUE PEDRO MATRONI RA: 20387852, VINÍCIO LOPES DE ASSIS RA: 20689147
SÃO PAULO
2015
RESUMO
O trabalho “O corpo diplomático do Brasil e da França” discorre sobre os corpos diplomáticos do Brasil da França, sendo realizada uma análise de informações encontradas através de sites e revistas de âmbito nacional e internacional. O conjunto desses dados serviu para estabelecer a estrutura institucional das diplomacias francesa e brasileira, onde no Brasil dissertamos sobre o Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores do Brasil) e sobre Quai d’ Orsay (Ministério de Negócios Internacionais e de Desenvolvimento Internacional da França).
Assim, contando com informes sobre a admissão na carreira diplomática e sua remuneração, a forma de constituição do corpo diplomático, os recursos disponíveis para os órgãos diplomáticos e as relações entre o Ministério das Relações Exteriores e seu respectivo Chefe de Estado e a história da diplomacia
Palavras – Chaves: Brasil; França; Diplomacia; Diplomata; Anhembi; Itamaraty; Estruturação; Formação; Institucionalização; Carreira; Quai d’ Orsay.
SUMÁRIO
1 – INTRODUÇÃO
2 - ESTRUTURA DO CORPO DIPLOMÁTICO BRASILEIRO
3 - ESTRUTURA DO CORPO DIPLOMÁTICO FRANCÊS
3.1 - COMO INGRESSAR NA CARREIRA DIPLOMÁTICA DO BRASIL
3.2 – ESCALÕES DA CARREIRA DIPLOMÁTICA
4 - COMO INGRESSAR NA CARREIRA DIPLOMÁTICA DA FRANÇA
5 – A REMUNERAÇÃO E O ORÇAMENTO DO MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES DO BRASIL
6 – A REMUNERAÇÃO E O ORÇAMENTO DO MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES DA FRANÇA
7 – RELAÇÃO ENTRE O MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES E O CHEFE DE ESTADO
8 – HISTÓRIA DA DIPLOMACIA BRASILEIRA
9 - HISTÓRIA DA DIPLOMACIA NA FRANÇA
10 – CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
1 – INTRODUÇÃO
Diplomacia é arte das relações de âmbito internacional que visa estabelecer acordos econômicos políticos e sociais entre países diversos. Essa função está a cargo do profissional denominado diplomata.
Apesar de muitos acreditarem que essa pratica tem como surgimento poucas décadas atrás, ela advém da história dos povos da Antiguidade como Grécia e Roma e com os passar dos séculos e dos eventos que definiram a trajetória da humanidade se adequou para que continuasse atual e passível de utilização.
Acerca da evolução da diplomacia mundial podemos considerar que no presente momento vivemos a fase de mais intenso encadeamento de ideias, propostas, soluções e acordos entre as mais diversas nações do globo fazendo assim, com que cada vez mais estejamos interligados e interdependentes uns dos outros a cargo de tudo que nos envolve.
Por conseguinte, podemos salientar que é de suma importância a existência de uma diplomacia e de um corpo diplomático ativo em cada governo, afim de realizar todos esses trabalhos que circundam a sociedade e o sistema internacional.
2 - ESTRUTURA DO CORPO DIPLOMÁTICO BRASILEIRO
O ministério responsável pelas relações diplomáticas do Brasil é o MRE: Ministério das Relações Exteriores, mais conhecido como Itamaraty. Esse órgão do governo tem a tarefa de auxiliar o Presidente da República na elaboração da política exterior. Não somente, há também a responsabilidade de manter as relações bilaterais com as demais nações do mundo e, multilateralmente, com os organismos internacionais (Ex. ONU, Cruz Vermelha Internacional).
O atual ministro das relações exteriores do Brasil é o embaixador Mauro Luiz Iecker Vieira, ex-embaixador do Brasil nos Estados Unidos. Ele tomou posse dia 2 de janeiro desse ano (2015). Seu antecessor era o embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado, que serviu de 28 de agosto de 2013 até 2 de janeiro de 2015. O embaixador do Brasil na França é o Sr. José Maurício Bustani, desde de 5 de fevereiro de 2008.
3 - ESTRUTURA DO CORPO DIPLOMÁTICO FRANCÊS
O ministério responsável pelas relações diplomáticas da França é o ministère des Affaires étrangères et du Développement international[1]. Esse órgão recruta todos os anos vários agentes para tratar de diversos negócios em diferentes estatutos do governo francês. Esse ministério é conhecido como “ Quai d’Orsay.”
3.1 - COMO INGRESSAR NA CARREIRA DIPLOMÁTICA DO BRASIL
Para ingressar no MRE, deve-se realizar o Concurso de Admissão a Carreira Diplomática (CACD). A primeira fase é composta de uma prova objetiva (dividida em duas partes) e as demais (2ª, 3ª e 4ª fases) são compostas de provas dissertativas, sobre as disciplinas de Política Internacional, História, Geografia, Economia, Inglês, Direito e uma terceira língua (espanhol, francês ou alemão). Deve-se realizar também uma redação.
...