TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Positivo

Exames: Direito Positivo. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  984 Palavras (4 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 4

O direito natural é a idéia abstrata do Direito; o ordenamento ideal, correspondente a uma justiça superior e anterior – trata-se de um sistema de normas que independe do direito positivo, ou seja, independe das variações do ordenamento da vida social que se originam no Estado. O direito natural deriva da natureza de algo, de sua essência. Sua fonte pode ser a natureza, a vontade de Deus ou a racionalidade dos seres humanos. O direito natural é o pressuposto do que é correto, do que é justo, e parte do princípio de que existe um direito comum a todos os homens e que o mesmo é universal. Suas principais características, além da universalidade, são imutabilidade e o seu conhecimento através da própria razão do homem. Anteriormente, o direito natural tinha o papel de regular o convívio social dos homens, que não necessitavam de leis escritas. Era uma visão objetiva. Com o surgimento do direito positivo, através do Estado, sua função passa a ser uma espécie de contrapeso às atividades legitiferante do Estado, fornecendo subsídios para a reivindicação de direitos pelos cidadãos, passando a ter um caráter subjetivo. O direito positivo pode ser definido como o conjunto de normas jurídicas escritas e não escritas, vigentes em um determinado território e, também internacionalmente, na relação entre os Estados. Embora apareça nos primórdios da civilização ocidental, o direito positivo se consolida como esquema de segurança jurídica a partir do século XIX. O direito positivo é o conjunto de normas que apresentam formulação, estrutura e natureza culturalmente construídas. É a instituição de um sistema de regras e princípios que ordenam o mundo jurídico.

Diferenças entre o direito natural e o positivo:

O direito positivo é posto pelo Estado; o natural, pressuposto, é superior ao Estado. O direito positivo é válido por determinado tempo (tem vigência temporal) e base territorial. O natural possui validade universal e imutável (é válido em todos os tempos). O direito positivo tem como fundamento a estabilidade e a ordem da sociedade. O natural se liga a princípios fundamentais, de ordem abstrata; corresponde à idéia de Justiça.

Postado por Sandy Sousa às 21:10

Marcadores: IED

25 comentários:

Postar um comentário

Início

Assinar: Postar comentários (Atom)

Pesquisar este blog

Pesquisar

Bem-vindo!

A ideia deste blog surgiu durante minha primeira aula no curso de Direito e seu propósito é reunir o conteúdo apresentado pelos professores durante as aulas, acrescido de trabalhos extra-classe, pesquisas e outros materiais ligados ao curso, para meu arquivo pessoal, e quem sabe, fonte de consultas para os colegas de curso.

Seguidores

Participar deste site Participar deste site Google Friend Connect Membros (677) Mais »

Já é um membro? Fazer login

Contato

sandygyn@hotmail.com

Marcadores

Civil I Civil II Civil III Civil IV Ciência Política Criminologia direito ambiental Direito Comercial Direito Constitucional Direito Penal filmes filosofia Filosofia do Direito Filosofia Jurídica história História do Sistema Jurídico Contemporâneo IED Introdução ao Pensamento Filosófico Justiça LAJ Meio ambiente Momento poesia música Notícias TGD TGE

Arquivo do blog

2013 (3) 2011 (22) 2010 (41) 2009 (81) ▼ 2008 (133) Dezembro (9) Novembro (4) Outubro (15) Setembro (18) Agosto (9) Junho (12) Maio (13) Abril (14) ▼ Março (29) Regra de ouro Vincent Van Gogh Teoria Tridimensional do Direito Axiologia jurídica: os valores e o Direito O valor que as coisas têm Direito e moral: a teoria do mínimo ético Sugestão de leitura Prova T1 das materias on-line. Iniciação à Pesquisa Um soneto de Bocage Platão de Atenas Os sofistas O senso comum e a ciência Universo Solidário Sobre concursos e emprego público... O Estudo do Dever-ser Para quem sonha com a carreira jurídica Maquiavel VT Integrada Um pouco de Antígona Ramos do Direito Público e do Privado Direito natural x direito positivo Sugestão de filmes Política: sempre existiu? 8 de março - Um dia para relembrar Formação e evolução da palavra DIREITO Calourada 2008 STF e as células-tronco embrionárias Por que nós somos um? Fevereiro (10)

Links

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com