Direito Público E Privado
Ensaios: Direito Público E Privado. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Walerialinhares • 14/11/2014 • 972 Palavras (4 Páginas) • 259 Visualizações
Com relação à Organização Administrativa assinale a alternativa INCORRETA:
Escolha uma:
a. As Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público(OSCIP) foi uma nova figura jurídica criada em 1999 para atender o interesse público de algum modo, ainda que não enquadrada nem na Administração Direta e nem da Administração Indireta.
b. Costuma-se dividir a Administração Pública em Administração Direta (centralizada) e Administração Indireta (descentralizada).
c. A Administração indireta possui como principais características: descentralização administrativa, personalidade jurídica, autonomia administrativa e financeira, supervisão administrativa, criação mediante lei específica, com atribuições previstas em sua lei de criação.
d. São características da Administração Direta: centralização administrativa, divisão das atribuições, relacionamento piramidal e hierárquico, ausência de personalidade jurídica dos órgãos (a personalidade é do ente que o representa – União, Estado ou Município) e competência de prestar serviços públicos.
e. As Autarquias e Fundações Públicas são entes integrantes da Administração Pública Direta
2-A expressão Administração Pública possui um vasta gama conceitual. Sobre o conceito de Administração Pública que você estudou na Unidade 5 é possível afirmar:
Escolha uma:
a. O conceito de Administração Pública compreende um sentido amplo, em que estão inseridas somente as atividades administrativas.
b. É através da administração pública que a nação brasileira é administrada. O conceito de Administração Pública, portanto, comporta tanto uma perspectiva ampla, quanto restrita, e também possui sentido formal, subjetivo ou orgânico ou mesmo sentido material, objetivo ou funcional.
c. O conceito de administração pública pode ser compreendido como aquela que regula as relações entre particulares.
d. O conceito de Administração Pública confunde-se com os do Poderes do Estado, uma vez que aquela agrega as funções de Legislar, Administrar e Julgar.
e. Em nenhuma das alternativas anteriores enquadra-se o conceito de Administração Pública.
Texto da questão
3-Sobre o Estado Brasileiro, após a apreciação dos itens I a V é correto afirmar (0,15):
I – Constitui-se em um Estado Democrático de Direito.
II – Por suas características é um Estado Social de Direito.
III – Sua denominação constitucional é “República Federativa do Brasil”.
IV - É denominada “União dos Estados Federados Brasileiros”.
V – Possui como fundamentos a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa, o pluralismo político.
Escolha uma:
a. Os itens incorretos são V e II.
b. Somente os itens I e V estão corretos.
c. Os itens I e III estão incorretos.
d. Os itens II e III estão corretos.
e. Somente os itens I, III e V estão corretos.
4-Com relação aos Princípios da Administração Pública, analise os Itens I a V e assinale:
I – Segundo o Princípio da Legalidade a Administração Pública somente poderá realizar o que estiver previsto em Lei, enquanto que os particulares poderão realizar tudo aquilo que não estiver proibido pela lei.
II – Os princípios da Administração Pública são somente aqueles que estão previstos no artigo 37 da Constituição Federal Brasileira.
III – Um dos princípios basilares da Constituição é o que prevê a Supremacia do Interesse Público sobre o Privado. Assim, a Administração deve exercer suas atividades administrativas priorizando este interesse, ainda que tenha que sacrificar ou mesmo reduzir algum interesse de um particular.
IV – Os princípios da Administração Pública elencados no artigo 37 da Constituição de 1988 são: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Participação e Eficiência.
V – São vários os princípios que regem a Administração Pública e suas atividades. Alguns derivam do Estado
...