Embraer e Bombardier
Por: Kym Moreira • 28/5/2015 • Trabalho acadêmico • 3.669 Palavras (15 Páginas) • 168 Visualizações
Centro Universitário de Brasília - UniCEUB
Faculdade de Ciências Jurídicas e Ciências Sociais – FAJS
Curso de Relações Internacionais
Kym Costa Moreira
O Desenvolvimento da Indústria Aeroespacial no Brasil e no Canadá entre 1994 e 2014: Um estudo comparativo entre Embraer e Bombardier e o impacto de Políticas estatais de incentivo ao setor.
Projeto de Pesquisa apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina Monografia I do curso de Relações Internacionais do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB).
Orientador: Prof. Frederico Seixas Dias
Brasília, DF
Abril de 2015
- Tema e delimitação
O atual cenário das Relações Internacionais pós-Guerra Fria, no que tange a Economia Internacional é marcado principalmente pela cooperação interestatal e pela preocupação das nações em se manter em posição de maior vantagem competitiva. A relação econômica desproporcional entre nações ricas, emergentes e pobres atenuou uma série de políticas internas para desenvolvimento econômico por meio do comércio exterior.
Consequentemente é notável a crescente interação economica no planeta ao longo das duas últimas decadas. Nessa seara, a Organização Mundial do Comércio conquitou maior respeito e importância. Com a virada do milênio, houve uma convergência de interesses entre as principais nações do cenário político internacional. Contudo, convergências muitas vezes geram divergências uma vez que cada país tem interesse em manter-se soberano e defender interesses particulares.
Com o advento de um planeta capitalista e globalizado, a defesa de interesses específicos, como é o caso de “empresas de bandeira”, tornou-se pauta da agenda dos países. A Embraer e a Bombardier, entram nesse contexto que engloba ainda o interesse particular de cada Estado pelas suas indústrias de maior valor, como é o caso da indústria aeroespacial.
A fabricação de aeronaves civis no Brasil e no Canadá ganhou atenção especial de seus governos, principalmente, após a reestruturação feita pela gestão privada em cada uma dessas empresas. O ponto inicial dessa pesquisa será justamente a restruturação corporativa e comércial do setor. Portanto, esse estudo estará focado nos pilares do desenvolvimento dessa indústria no Brasil e no Canadá entre 1994 e 2014.
- Objetivo geral
Compreender se o desenvolvimento da indústria aeroespacial no Brasil e no Canadá aconteceu por conta de incentivos estatais ou pela estratégia de negócios de cada empresa a partir de uma análise comparativa entre Embraer pós-privatização e Bombardier.
- Problema de Pesquisa
Em que medida subsídios estatais influenciaram o desenvolvimento da indústria aeroespacial no Brasil e no Canadá de 1994 a 2014, especificamente no que concerne a Embraer e a Bombardier Aerospace?
- Justificativa
No que concerne o meio acadêmico, a importância desse tema está bem sustentada, pois, ainda que exista literatura maciça sobre a Embraer, a Indústria aeronáutica brasileira e a disputa entre as empresas no âmbito do Órgão de Solução de Controvérsias da OMC. Até o momento, quase não se observa estudo comparativo entre Brasil e Canadá sobre política de incentivo ao setor tendo cenário o desenvolvimento de cada empresa. Nesses termos, estudaremos a importância estratégica que a indústria aeronáutica ganhou ao longo dos anos, como ferramenta de defesa da soberania e produto de alto valor agregado para exportação.
Perante as questões sociais, de maneira mais adjacente o tema permite um breve estudo sobre os impactos locais que o crescimento dessas empresas gerou. No Canadá a Bombardier descentralizou o polo econômico do país, a medida que concentra a maior parte de sua operação em Montreal e não em Toronto, a capital financeira do país. Em São José dos Campos, a Embraer se tornou o coração financeiro da cidade trazendo ao município uma nova óptica. Em uma abordagem “macro” é graças a Embraer que temos no Brasil escolas tecnológicas de alto nível como o Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA.
Por fim, sustento a relevância do tema, pela minha crença pessoal em torno da importância que essa indústria passou a ter para os seus respectivos países e consequenemente para a Política Internacional. Posto que não só possuo interesse pessoal pelo estudo desse tema como também me declaro entusiasta de aviação. Uma vez que eu consiga de maneira consistente envolver meu campo de formação, Relações Internacionais, com essa matéria que tanto me fascina, acredito que conseguirei apresentar um resultado de qualidade.
- Objetivos específicos
- Levantar os dados referentes aos progamas canadenses e brasileiros de incentivo a industria aeroespacial;
- Analisar a atuação de cada programa no contexto que foi desenvolvido e posto em prática;
- Analisar historicamente as condições economicas em cada país, bem como na conjuntura mundial;
- Interpretar os resultados obtidos pelas empresas entre 1994 e 2014;
- Analisar os governos federais e da provincia de Quebec durante esse período;
- Levantar e comparar os principais produtos de cada empresa; e
- Comparar por segmentos especificos resultados, subsídios recebidos e produtos desenvolvidos.
- Levantamento Bibliográfico
O desejo de voar permeia o homem desde os registros mais remotos da história humana. Essa aspiração evoluiu e tomou novas formas, permitindo que o desenvolvimento de aeronaves tivesse os mais distintos fins. Desde a segunda guerra mundial a indústria aeronáutica entrou em uma fase “supersônica”.
Com o advento da Guerra Fria a disputa por poder e a sede em defender a soberania impulsionou as grandes potencias a desenvolver uma indústria aeroespacial própria. Dessa forma, muitos países subsidiaram a criação de indústrias aeronáuticas nacionais para conseguir aprimorar a tecnologia militar ou simplesmente ter um maior controle de seu espaço aéreo.
...