Entrevista Pós Processo de Coaching
Por: Roberto Cacau • 9/7/2018 • Trabalho acadêmico • 702 Palavras (3 Páginas) • 227 Visualizações
COMPLEXO DE ENSINO SUPERIOR DE SANTA CATARINA
NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO
MBA EXECUTIVO INTERNACIONAL EM GESTÃO DE NOVOS NEGÓCIOS
COACHING EXECUTIVE E DE CARREIRA:
Entrevista sobre processo de Coaching
Carlos Roberto de Oliveira Cacau
Florianópolis - SC
Julho/2018
COACHING EXECUTIVE E DE CARREIRA:
Entrevista sobre processo de Coaching
Na busca por entender melhor a percepção, os impactos e os resultados de quem passou por um processo de Coaching, entrevistei no dia 08/07 o Sr. Bernardo Silva Teixeira, 43 anos, brasileiro, casado, residente em Florianópolis - SC, um amigo de longas datas, que passou por essa experiência e visivelmente demonstra o quanto isso fez diferença na sua vida.
Abaixo, transcrevo as indagações que foram levantadas durante esse encontro com as suas respectivas respostas, senão vejamos:
- Como você conheceu ou ouviu falar sobre o Coaching?
R: Comentei com alguns colegas a dificuldade de atingir alguns objetivos pessoais e profissionais, inclusive com relação à falta de foco por conta das demandas do dia a dia. Em um dia, um dos meus colegas, que estava passando por um processo de coaching e recomendou que buscasse mais informações a respeito.
- Por que você decidiu se submeter a um processo de Coaching?
R: Após essa busca e pesquisa notei que isso melhoraria muito a minha vida pessoal e profissional com relação ao foco, determinação e motivação para alcançar meus objetivos.
- Durante o processo, pensou em desistir por algum momento?
R: Sim, várias vezes. O processo fez com que eu pensasse em diversas situações que antes não pensava ou me questionava e gerava tarefas que, por vezes, achava desnecessárias. Outro ponto era que eu comecei a abrir minha vida pessoal a um desconhecido que, não tinha certeza se efetivamente me ajudaria a atingir meus objetivos. E isso me causava constantes desconfortos, isto é, abrir minha vida pessoal e as minhas fraquezas.
- Quais impactos na sua vida pessoal o processo trouxe?
R: O primeiro deles e um dos mais fundamentais é o Autoconhecimento. A partir dele notei que o processo de Coaching começava a valer a pena, pois me ajudava na mudança de hábitos. Com o processo me fez parecer que os objetivos se tornavam mais alcançáveis, me dando clareza com relação aos passos a serem seguidos.
- E na sua vida profissional?
R: Com o autoconhecimento, passei a ter uma melhor percepção das minhas competências e onde precisava trabalhar para melhorá-las. Já no trato com os meus liderados, a abordagem começou a ser diferente, ocasião em que o foco passou a ser em questioná-los ao invés de simplesmente direcioná-los.
- Como você se sentiu durante o processo de Coaching?
R: Me senti desafiado, motivado, apesar das várias vezes em que me senti incomodado, desconfortável por abrir toda a minha vida a um desconhecido. Contudo, o choque de realidade foi fundamental para que me despertasse e identificasse no processo uma razão para seguir e encontrar respostas para atingir meus objetivos.
...