TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégias e Planos de Ação

Por:   •  30/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.860 Palavras (8 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 8

Matriz de tarefa individual*

Módulo: 3

Fórum Modelos e Planos de Ação

Título- Estratégias e Planos de Ação

 Aluno: José da Silva Santos

Disciplina: Estratégias de Empresas

Turma: C

Introdução

O sucesso empresarial depende diretamente das estratégias utilizadas para enfrentar o mercado cada vez mais competitivo, inovador e exigente . Diante desse mercado é fundamental estar alinhado as necessidades dos seus clientes , buscando produtos e serviços diferenciados que possuam forças competitivas .

Desta forma veremos como promover inovações dentro do contexto empresarial, considerando os modelos das cinco forças competitivas, estratégias competitivas e a cadeia de valor, tendo como referência o Cirque du Soleil.

Cinco forças competitivas

  1. O grau de rivalidade entre as empresas

Representa uma das forças  competitivas mais intensas, pois nela vários fatores são considerados, entre eles: Custos dos Produtos, valores agregados, marketing, inovações, barreiras de saídas, entre outros, sendo que o grau de rivalidade poderá atingir diretamente no preço do produto, onde muitas vezes o lucro da empresa acaba sendo sacrificado, pois as empresas procuram aumentar sua carteira de clientes , porém , para que isso realmente ocorra, geralmente a atratividade em relação aos concorrentes estará justamente no preço reduzido, descontos concedidos , mas poderá afetar diretamente na estratégia de preços inicialmente planejada.

  1. Ameaça dos novos entrantes ou concorrentes potenciais

Muitas empresas entram no mercado com o desejo de conseguir uma fatia  de um setor e para isso necessitam frequentemente de recursos substanciais. Caso haja barreiras de entradas que possam dificultar a sua inserção, fica mais difícil a sua fixação no mercado: a ameaça de entrada é pequena. Se o concorrente estabelecer-se pode haver perda de rentabilidade por parte de empresa. Com a ajuda de barreiras ficará muito difícil para o concorrente "roubar" os melhores clientes, assim caso o concorrente se estabelecer no mercado, ele eventualmente vai ficar com os piores clientes, portanto pensando duas vezes antes de entrar no novo mercado. Para amenizar a ameaça e dificultar a ação dos concorrentes na inserção no mercado é necessário que a empresa esteja fortalecidade de alguns fatores fundamentais : patentes, direitos, canais de distribuição, produtos diferenciados, marca consolidada e vantagens nos custos.

  1. Ameaça de Produtos substitutos

A existência de produtos (bens e serviços) substitutos no mercado, que analisados, desempenha funções equivalentes ou parecidas é uma condição básica de barganha que pode afetar as empresas. Assim os substitutos (bens ou serviços) podem limitar os lucros em tempos normais, e como também podem reduzir as fontes de riqueza que a empresa pode obter em tempos de prosperidade. Outro fator seria que, o produto comercializado ou produzido pela empresa possa tornar-se obsoleto com o tempo, para isso não ocorrer é preciso investir em avanços tecnológicos, produzir um derivado ou mesmo um novo produto. A organização deve ficar atenta as novas mudanças/tendências do mercado/produto. Caso não seja feito nada, a concorrência pode adquirir parte do mercado da empresa analisada. O produto deverá ter algum diferencial e qualidade que interessem ao consumidor.

  1. O poder de barganha dos consumidores

Consumidores são aqueles que consomem produtos ou serviços de determinada empresa. Os clientes exigem mais qualidade por um menor preço de bens e serviços. Também competindo com a indústria, forçando os preços para baixo. Assim jogando os concorrentes uns contra os outros.  Tem a capacidade de colocar a empresa sob pressão, e também, afetar os clientes com a sensibilidade à evolução dos preços. Entre estes poderes usam argumentações como: Cliente fidelizado e que poderá estar migrando para o concorrente, exigem aumento do nível de serviço porém sem majoração no custo do produto, volume representativo de compra com exigências de descontos muitas vezes impraticáveis, comparação de preços entre produtos similares comercializados na concorrência, entre outros.

  1. O poder de barganha dos fornecedores

Também descrito como mercado de insumos. Fornecedores de matérias-primas, componentes e serviços para a empresa pode ser uma fonte de poder. Fornecedores podem recusar-se a trabalhar com a empresa, ou por exemplo, cobrar preços excessivamente elevados para recursos únicos. Alguns argumentos utilizados : Grau de diferenciação dos insumos, custo dos fatores de produção em relação ao preço de venda do produto, ameaça de transmitir integração dos fornecedores em relação à ameaça de integração por outras empresas. A empresa que tem somente um fornecedor pode ter um sério problema, caso este fornecedor venha a falir, elevar preços , reduzir a qualidade de seus produtos ou serviços ou migrar seu fornecimento para outras empresas.

Cirque du Soleil x Cinco Forças Competitivas

A Inovação significa algo novo ou a modificação de algo existente. O Cirque du Soleil é um exemplo mundial de inovação , pois em 1984, artistas de rua resolveram fazer um espetáculo e apesar de toda a dificuldade encontrada inicialmente, acreditaram e criaram a maior Indústria de Entretenimento Mundial. As estratégias usadas pelo circo nos mostram muitas forças competitivas que impedem eventuais concorrentes a fazer frente com esta potência , pois vários fatores são fundamentais para que o Cirque esteja atraindo cada vez mais pessoas. Dentre as forças competitivas do Cirque podemos destacar : a diversidade cultural, estratégia, criatividade, desenvolvimento e aprimoramento de pessoas, disciplina,  produção, planejamento, custos, desafios, treinamentos intensos, liderança, temas, trilhas sonoras  e principalmente a Motivação.

O circo estava em declínio e os criadores do Cirque du Soleil , simplesmente reinventaram com muita criatividade e inovação, conseguiram unir as artes do circo com a arte do teatro, onde animais foram extintos e o público alvo onde eram maioria crianças, passou para todo um público em geral.

Ameaças de Novos Entrantes, Grau de Rivalidade entre empresas e Ameaças de Produtos Substitutos para o Cirque du Soleil , tem um risco praticamente nulo de acontecer, pois os concorrentes necessitariam de muito tempo para aproximar da condição atual do circo, podendo correr sérios riscos do objetivo não ser alcançado, principalmente porque o Cirque du Soleil, vive de criação constantes de novos espetáculos e certamente os melhores artistas de todo o mundo já estão trabalhando no circo, a competitividade fica limitada a eventos de menores expressões como: Teatro, Cinemas, Circos e outros entretenimentos de expressões de menor complexidade, ou seja, o Cirque du Soleil não possue concorrentes ou possíveis ameaças a curto e médio prazo.

O poder de barganha dos clientes também inexiste, pois não há concorrentes semelhante em sua área, o que garante está vantagem para o circo, pois não sofrerá pressão dos clientes para redução de preços, como exemplo.

Quanto ao poder de barganha dos fornecedores, no caso do circo os fornecedores são os próprios artistas  com um vínculo muito forte e com motivação constante para criar e inovar, pois o circo trata os fornecedores como parceiros e seus aliados na obtenção de lucros, dificilmente criará barreiras ou dificuldades para o circo.

Estratégias competitivas

  1. Diferenciação

A estratégia de diferenciação, como o próprio nome sugere, baseia-se em

oferecer produtos, com características específicas, que permitam que se cobre um preço-prêmio por esse produto. O elemento diferenciador de cada produto pode variar, o que permite que  diferentemente da estratégia de liderança de custo haja mais de uma empresa obtendo vantagens da adoção dessa estratégia. Analogamente ao que observa-se na liderança de custo, o diferenciador também deve se preocupar com o custo, já que sua estratégia pode ser impactada por

concorrentes com preços significativamente mais baixos. (Porter, 1991)

  1. Liderança no Custo Total

A empresa que adota essa estratégia tem como características

um escopo amplo, atendendo a diversos segmentos do mercado. Oferece um produto padrão e procura obter vantagens de custo absoluto e de escala em todas as fontes. Entretanto, um líder de custo não deve desconsiderar a diferenciação  uma vez que precisa garantir que seu produto tenha padrões mínimos de qualidade para garantir a competição com outros.

  1. Enfoque

A  empresa que opta por esse tipo de ação está procurando obter uma vantagem competitiva em apenas um segmento do mercado e, portanto, não tem uma vantagem competitiva geral. Essa estratégia associa-se às outras duas, gerando duas subdivisões: enfoque no custo e enfoque na diferenciação, que possuem as mesmas características já mencionadas, porém, neste caso, em segmentos-alvos específicos. Essa estratégia mostra-se eficaz em casos de um segmento de mercado que esteja sendo negligenciado pelas empresas de escopo amplo. A percepção da existência desse segmento é um passo importante na definição da estratégia do negócio.

Cirque Du Soleil

O Cirque Du Soleil tem como principal estratégia competitiva a diferenciação , pois não tem concorrência direta em sua área de atuação, na Liderança no Custo Total fica evidente a vantagem para o circo, quando utiliza e valoriza muito o Capital Humano, pois contrata, treina e mantém o artista com forte vínculo em sua empresa, gerando diretamente um custo x benefício favorável para o circo.

 Cadeia de Valor

Uma cadeia de valor representa o conjunto de atividades desempenhadas por uma organização desde as relações com os fornecedores e ciclos de produção e de venda até à fase da distribuição final. O conceito foi introduzido por Michael Porter em 1985. Ao decompor uma organização nas suas atividades de relevância estratégica, torna-se possível analisar o comportamento dos custos e as fontes existentes assim como potenciais de diferenciação em cada processo de negócio, otimizando o valor final que o seu produto representa para o cliente.  Podem ser representadas como atividades primárias ou atividades fins (logística geral, transformação da matéria prima no produto acabado, marketing e vendas e serviços) e atividades de suporte ou atividades-meio (RH, planejamento, administração, treinamento, avaliação, gerência de qualidade, entre outros).

Cirque du Soleil

 O Cirque du Soleil inova em toda a sua cadeia de valor, gerenciando de maneira eficiente e eficaz todas suas atividades, com destaque para o gerenciamento de Recursos Humanos,Treinamento que gera a mão de obra extremamente qualificada, Tecnologia de Informação e Marketing, buscando inclusive parcerias para as atividades que não são de sua especialidade. Com essas parcerias, o Cirque garante um altíssimo nível tanto em suas atividades primárias como em suas atividades de suporte, obtendo ótimos resultados operacionais e financeiros.

Conclusão

A empresa tem que escolher a estratégia mais adequada para gerar um diferencial competitivo sustentável e que proporcione resultados satisfatórios dentro do planejamento efetuado e que garantam a sua manutenção no mercado. Fica evidente a necessidade das empresas em atuar com disciplina, planejamento, controle de custos, inovação, tecnologia, romper barreiras e com vantagens competitivas em relação a seus concorrentes, atentas as cinco forças, as estratégias competitivas e a cadeia de valor. Neste estudo podemos observar que para superarmos concorrentes, precisamos explorar espaços de mercados ainda inexploráveis, criação de valores para os produtos e serviços ofertados, tentar criar estratégias que explorem a diferenciação e a liderança de custos ao mesmo tempo, ao invés de optar por uma ou por outra, e acima de tudo um Gerenciamento de Recursos Humanos de Excelência onde a participação ativa dos funcionários fortalece a empresa e constituem num diferencial competitivo relevante, baseados nos fatos  do Cirque Du Soleil.

Estar constantemente buscando a inovação, correndo riscos e apostando que o produto diferenciado agregará valor e estará encantando seu cliente é o caminho para a manutenção, sustentação e sucesso da empresa.

Referências bibliográficas

WIKIPÉDIA. Cinco Forças de Portes. Disponível em <http://pt.wikipedia.org/wiki/cinco-for%3%A7as-de-Porter#Rivalidade-entre-os-concorrentes> acesso em 12/02/2012 às 11:55 hrs.

WIKIPEDIA. Cadeia de Valor. Disponível em

<http://pt.wikipedia.org/wiki/cadeia-de-valor>, acesso em 12/02/2012 às 14:36 hrs.

MAXWELL. Estratégia Competitiva. Disponível em <http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/3625/3625-5.PDF> acesso em 12/02/2012 às 12:45 hrs.

*Esta matriz serve para a apresentação de trabalhos a serem desenvolvidos segundo ambas as linhas de raciocínio: lógico-argumentativa ou lógico-matemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (99.1 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com