FUNDAMENTOS PARA GESTÃO DA INFORMAÇÃO
Tese: FUNDAMENTOS PARA GESTÃO DA INFORMAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: holder • 7/4/2014 • Tese • 1.431 Palavras (6 Páginas) • 188 Visualizações
STEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
Curso superior de TECNOLOGIA EM ANÁLISE DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
ADRIANA DE OLIVEIRA REIS
FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO DA INFORMAÇÃO
COMPONENTES BÁSICOS
DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO
Sete Lagoas-Mg
2011
ADRIANA DE OLIVEIRA REIS
FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO DA INFORMAÇÃO
COMPONENTES BÁSICOS
DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO
Trabalho apresentado ao Curso (Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Fundamentos da Administraçaõ].
Orientador: Prof. Thiago Nunes Bazoli
Sete Lagoas
2011
sumário
sumário 3
1. INTRODUÇÃO 3
1. INTRODUÇÃO
Toda empresa que passa pelo processo de informatização de seus dados precisa ter um sistema adequado, quase personalizado, que atenda a todas as suas necessidades dentro de suas principais áreas funcionais.
É indispensável também ampliar a visão de recursos disponíveis para tal adequação, nivelando setores da empresa, investindo em equipamentos, peopleware e na qualidade humana que será a maior responsável pelo total funcionamento do sistema.
2. Os componentes básicos de um sistema de informação
2.1 CONCEITO
O entendimento de Sistema de informação depende do sistema de gestão para o qual vai servir de suporte. Assim sendo, o empenho deve ser centralizado na assimilação das informações necessárias ao processo de gestão empresarial e na deliberação dos subsistemas que devem gerá-las. Isto sugere que haja interação do sistema de informação com sistema organizacional.
Para o ativo funcionamento do Sistema de informação, são indispensáveis cinco componentes básicos: pessoas, hardware, software, dados e redes. O sistema de informação é responsável por difundir as informações através da organização.
Um sistema informatizado pode ser classificado como sendo uma conexão de recursos humanos e computacionais que interrelacionam a coleta, processamento, armazenamento, recuperação, distribuição e o emprego apropriado de informações com a finalidade de planejar, controlar, comunicar e tomar decisões na organização.
De acordo com Laudon e Laudon (1999, p. 04):
Conjunto de componentes interrelacionados que trabalham juntos para coletar, recuperar, processar, armazenar e distribuir informação com a finalidade de facilitar o planejamento, o controle, a coordenação, a análise e o processo decisório em empresas e outras organizações. (LAUDON E LAUDON, 1999, p. 04).
O’Brien (2004, p.06) ainda diz que sistema de informação “é um conjunto organizado de pessoas, hardware, software, redes de comunicação e recursos de dados que coleta, transforma e difunde informações em uma organização.”
Recursos Humanos, peopleware são as pessoas habilitadas a usarem o sistema de maneira eficiente e segura. Indivíduos que trabalham com o sistema ou sua saída (output), ou seja, são os usuários de hardwares e de softwares. De acordo com a Wikipédia (2011), “Peopleware são pessoas que trabalham diretamente, ou indiretamente, com a área de processamento de dados, ou mesmo com Sistema de Informação [....] O peopleware é a parte humana que se utiliza das diversas funcionalidades dos sistemas computacionais, seja este usuário um Analista de sistema ou, até mesmo, um simples cliente que faz uma consulta em um caixa eletrônico da Rede Bancária, como também uma atendente de um Supermercado”.
Hardware são os computadores, as redes de computadores, os dispositivos auxiliares como periféricos, itens de comunicação de dados, impressoras, processadores, monitores, teclados, dentre outros. De acordo com a Wikipédia (2011), “é a a parte física do computador, é o conjunto de componentes eletrônicos, circuitos integrados e placas que se comunicam através de barramentos. O termo hardware não se refere apenas aos computadores pessoais, mas também aos equipamentos que necessitam de processamento computacional, como dispositivos encontrados em equipamentos hospitalares, automóveis e aparelhos celulares”.
Entende-se por software, a parte lógica, o conjunto de algoritmos e dados processados pelos circuitos eletrônicos do hardware. Software, logiciário ou suporte lógico segundo a Wikipédia (2011) “é uma sequência de instruções a serem seguidas e/ou executadas, na manipulação, redirecionamento ou modificação de um dado/informação ou acontecimento. O software faz a interação entre hardware e usuário”.
Banco de dados (ou base de dados), é um conjunto de registros organizados em estrutura adequada que possibilita a reorganização dos mesmos e consequente produção de informação. Um banco de dados agrupa registros empregáveis para um mesmo fim e é comumente mantido e acessado por meio de um software conhecido como Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD). SGBD segue um modelo de dados, de forma pura, abreviada ou estendida. Muitas vezes o termo banco de dados é usado, de forma errada, como sinônimo de SGBD.
Rede de telecomunicação é um sistema que permite compartilhamento de informações e recursos entre diversos computadores. São os componentes responsáveis pelo tráfego dos dados por toda a organização. Segundo Stair e Reynolds (2006, p. 203): “[...] redes de computadores são compostas pelos meios de comunicação, dispositivos de hardware e software necessários para a conexão de dois ou mais sistemas computacionais e/ou dispositivos”.
...