Finanças Publicas
Casos: Finanças Publicas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: thiago.sousa2 • 17/10/2014 • 602 Palavras (3 Páginas) • 267 Visualizações
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
Atividade de avaliação a distância (AD)
Unidade de Aprendizagem: Finanças Públicas
Curso: Tecnologia em Gestão Pública
Professor: João Antolino Monteiro
Nome do aluno:
Data:
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
O Orçamento Público é um importante instrumento para a distribuição de renda. Através do orçamento, o Estado pode direcionar recursos para setores e regiões da economia. Na prática orçamentária atual, o governo pode contingenciar recursos que estão previstos no orçamento.
Partindo destes pressupostos, faça uma pesquisa sobre o orçamento brasileiro de 2013, respondendo as seguintes perguntas:
a) O governo pode abrir crédito suplementares? (2 pontos)
Resp.: Sim, já que se trata de reforço a um crédito consignado no orçamento quando este é insuficiente para a despesa a que se destina.
b) Quais condições são necessárias para a abertura desses créditos? (2 pontos)
Resp.: Surge para oferecer flexibilidade e permitir a operacionalidade de qualquer sistema orçamentário e visa atender as seguintes situações: corrigir falhas da LOA; mudança de rumos das políticas públicas; variações de preço de mercado de bens e serviços a serem adquiridos pelo governo; e situações emergenciais previstas. A abertura de crédito suplementar depende da prévia existência de recursos para a efetivação da despesa, sendo autorizado por lei e aberto por decreto do Poder Executivo.
c) Qual o papel do Congresso Nacional no Orçamento Federal? (2 pontos)
Resp.: Através de uma comissão mista de Orçamentos e Planos, o projeto é discutido pelo Congresso, onde estão os representantes legais eleitos pelo povo, são feitas as modificações necessárias e volta para a aprovação final do Presidente da República, que pode vetar partes das emendas parlamentares ou aprovar o projeto na íntegra.
d) O contingenciamento consiste no retardamento ou, ainda, na inexecução de parte da programação de despesa prevista na Lei Orçamentária em função da insuficiência de receitas. Pergunta-se: quais instrumentos legais permitem a prática do contingenciamento? (2 pontos)
Resp.: No início do exercício financeiro o Governo Federal emite um Decreto limitando os valores autorizados na Lei Orçamentária, relativos às despesas discricionárias ou não legalmente obrigatórias,
...