TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

George Orwell

Por:   •  8/5/2015  •  Seminário  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 3

GEORGE ORWELL

Eric Arthur Blair nasceu em 1903 na Índia, colônia inglesa na época, pois seu pai era funcionário britânico. Em 1911 volta para Inglaterra, estuda em um internato e depois na Eton College, tradicional escola inglesa. Recusa uma bolsa para a universidade e retorna à Índia para trabalhar na Polícia Imperial, período que fez com que Eric passasse a rejeitar e odiar o totalitarismo e o imperialismo, e sobre esta época de sua vida escreve “Dias na Birmânia”, publicado em 1934. Ao retornar à Inglaterra, resolve abandonar seu antigo estilo de vida (sua família tinha descendência de ricos e nobres), e inclusive muda seu nome para George Orwell. Passa então a trabalhar em fábricas em Paris e como professor em Londres, escrevendo mais dois livros durante este período de sua vida em que vivencia a pobreza. No ano de publicação de seu livro “A Flor da Inglaterra”, se inicia a Guerra Civil Espanhola, e George se une aos antifascistas para lutar e deserta apenas quando é ferido em uma batalha, retornando então à Inglaterra e publicando o livro “Uma Homenagem à Catalunha” em 1938. Já em 1939, no começo da Segunda Guerra Mundial, Orwell já era um escritor conhecido e passa a escrever para alguns jornais importantes como o BBC. Seu crescente descontentamento com o totalitarismo era expresso em resenhas, mas ficou claro com a publicação de “A Revolução dos Bichos”, em que mostra sua opinião sobre o totalitarismo soviético. O auge de Orwell ocorreu com a publicação de “1984”, em 1949, em que o autor retrata como seria se o mundo fosse realmente dominado pelo regime totalitário e pelas mentiras. George falece em 1950 em função da tuberculose.

George se dizia socialista, mas se sentiu extremamente decepcionado com o socialismo de Stalin na União Soviética, por isso dedicou parte de suas obras para denunciar e criticar este regime, escrevendo “A Revolução dos Bichos” e “1984”, que se tornaram seus livros mais conhecidos, fazendo com que o principal conceito de George fosse justamente suas críticas e denúncias a qualquer tipo de totalitarismo. Em ambos os livros, sua influência para escrever o enredo e os personagens foi o regime de Stalin. O contexto histórico no qual viveu e as viagens e situações pela qual passou tiveram influência direta sobre os temas que o autor escreveu.

As Relações Internacionais e Ciências Sociais podem se relacionar com Orwell a partir dos conceitos de Thomas Hobbes e o Estado absolutista. Segundo Hobbes, o indivíduo teria que se abster de seus direitos individuais em favor do soberano e o Estado deve vigiar todas as decisões dos indivíduos pois, se houver liberdade, a harmonia social estabelecida pode ser rompida pois o indivíduo tem tendência de agir visando sua própria sobrevivência (estado de natureza), o que levaria a um estado de guerra de todos contra todos. Este controle social, no livro de George, é representado pelo “Grande Irmão”, que vigia tudo através das “teletelas”. O medo como forma de manter a ordem também é evidente no livro escrito por Orwell, pois quem descumprisse as leis poderia ser inclusive morto. Pode ser feito um paralelo com a figura do Leviatã criada por Hobbes, que também impunha medo sobre os homens.

Bibliografia

http://www.infoescola.com/escritores/george-orwell/

http://educaterra.terra.com.br/voltaire/politica/bigbrother.htm

http://www.culturamix.com/celebridades/escritor/principais-obras-de-george-orwell

http://listasliterarias.blogspot.com.br/2012/06/7-livros-de-george-orwell-para-ter-na.html

http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/viewFile/22732/12978

http://www.espacoacademico.com.br/061/61azuma.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (66 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com