História Administração Pública Brasileira
Artigos Científicos: História Administração Pública Brasileira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Democracia1313 • 17/2/2015 • 552 Palavras (3 Páginas) • 367 Visualizações
A partir do texto sobre o Barão de Mauá, disponível em http://www.empreendejovem.com.br/2010/04/o-barao-de-maua-e-o-empreendedorismo.html , responda as questões:
a. No período em que o Barão de Mauá obteve sua ascensão, quais eram as características do Estado e da administração pública no Brasil? Quais as origens deste modelo? (entre 10 a 20 linhas) (4,0 pontos)
b. A história de Mauá inclui um importante evento da história do Brasil. Qual é este evento? Como a economia do país encontrava-se, na época? (entre 10 a 20 linhas) (4,0 pontos)
c. Por que as ideias de Mauá eram contrárias aos interesses do governo da época? (entre 8 e 12 linhas) (2,0 pontos)
Respostas:
a) O Barão e depois Visconde de Mauá obteve sua ascensão no período do Brasil Império- Monarquia- (1822-1889). Trata-se nesta época de um Governo estabelecido através da monarquia constitucional parlamentar representativa, sob o domínio dos imperadores D. Pedro I e de seu filho, D. Pedro II( Periodo de Regência também). Neste período a Constituição vigente de 1824 estabelecia as prerrogativas, deveres e obrigações tanto do Imperador quanto da Assembleia Geral, ficando a encargo desta última autorizar gastos e impostos. A característica relevante do Estado se dá com a instituição de quatro poderes políticos: Executivo, Legislativo, Judicial e Moderador.( Estado Simples) O poder Moderador exercido pelo imperador interferia arbitrariamente nos demais, sendo identificadas ações de aliciamento, manipulação e coação por parte das organizações partidárias sobre os eleitores, no sentido de manutenção do Patrimonialismo(1500-1930) , que foi o Modelo de Administração Pública no Brasil adotado no período de ascensão do Visconde. As relações patrimonialistas são demarcadas pela dominação, porém é sustentada pela aceitação dos súditos diante os soberanos, nesta dominação não se expressa o conflito ou desejo de transformação. Na sociologia weberiana o patrimonialismo caracteriza-se como a apropriação de recursos estatais por funcionários públicos, grupos políticos e segmentos privados .
b) Aconteceram diversos eventos importantes neste período, aonde se entrelaça a história do Brasil e a biografia do Visconde de Mauá. Pode-se destacar o início do segundo reinado, em 1840, quando dom Pedro II é declarado maior de idade(alguns historiadores destacam este evento como o Golpe da Maioridade), bem como o incentivo a industrialização, realizado de forma unilateral pelo próprio Visconde,a navegação do Rio amazonas, a Primeira ferrovia do Brasil, ainda, a criação do Banco do Brasil, que hoje existe e ocupa um papel fundamental entre as sociedades de economia mista e na própria economia do Brasil. A Economia do País naquela época era de pouca fluidez financeira, centradas nas fragilidades do sistema de crédito, nas emissões sem lastro e nas vulnerabilidades do país. A grande maioria do povo brasileiro se dedicava à produção de alimentos e a criação de animais.
c) No século XIX, Mauá é aquele que se colocava no centro dos debates mais progressistas e avançados e que hoje já se considera ultrapassado. Segundo Sodre “Mauá não lutaria apenas com as resistências dos latifundiários, levantadas pelos seus
...