Marketing público
Dissertações: Marketing público. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: euller1992 • 16/10/2013 • 1.339 Palavras (6 Páginas) • 281 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho terá como objetivo principal identificar e apontar, qual a melhor forma de divulgação e qual a melhor maneira de atingir o público-alvo e a sociedade como um todo, usando como ferramenta o marketing social.
Desta maneira, iremos adicionar algo a mais em nosso conhecimento, podendo essa virtude, nos ajudar em desafios futuros, na busca do melhor para a sociedade, sem dar prejuízos à possíveis investidores.
2 DESENVOLVIMENTO
Como pudemos observar no estudo de caso, os protagonistas do case são, o Grupo Vit, que é o representante da MTV no Rio Grande do Sul, e o Detran – RS, que é o representante da autarquia executiva de trânsito do Governo do Rio Grande do Sul.
Ambos têm uma parceria, com intuito de alertar a população, com ênfase nos jovens, sobre a importância dos cuidados no trânsito, através dos SUPs (Serviços de Utilidade Pública).
Tal parceria é firmada desde 2003, com a produção de programetes voltados à prevenção de acidentes no trânsito. Neste início, foram produzidos seis SUP de 30 segundos, sempre com o tema ligado à segurança no trânsito.
A iniciativa perdurou no decorrer dos anos de 2004 e 2005, até que em 2006 o Grupo VIT, foi agraciado com o troféu Regional Sul Categoria Imprensa, do 16º Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito.
Como já foi frisado, o Grupo VIT tem como seu público-alvo os jovens, desta forma sempre procurando manter as SUPs com temas ligados à música e artistas estrelando os programetes, no intuito de incentivar aquele público-alvo.
3 DISCUSSÃO DOS TEMAS PROPOSTOS
Orçamento público é, resumidamente, um instrumento usado pelo Governo para planejar e executar as finanças públicas, partindo do princípio de planejamento (PODC), que no momento atual está ligado à previsão de receitas e fixação de despesas em um determinado exercício (2011, 2012, 2013, etc). Desta forma o Orçamento Público inicia-se com um texto elaborado pelo Governo e entregue ao Legislador para aprovação e posteriormente dar efeitos legais ao documento (publicidade).
Vimos que a Assembleia Legislativa propôs uma contenção na despesa pública, assim, dificultando as coisas para o Grupo VIT.
A Assembleia Legislativa é uma unidade federal que representa o Poder Legislativo, por intermédio dos deputados, tendo como suas principais funções dar posse ao governador e vice-governador, julgar contas do poder executivo e garantir o cumprimento das constituições.
O governo não poderia investir em uma campanha a qual não tinha certeza se daria o retorne esperado. Esse fato obrigou a campanha, ora em execução, que obtivesse um nível de qualidade aceitável, com contenção na despesa com produção e veiculação, face ao corte no orçamento.
Como o governo se apresentava com espaço reduzido para reuniões, a equipe da MTV teve a obrigação de tomar suas próprias decisões, sem consultas ao cliente, desta forma, utilizando sua pró-atividade para decidir os trâmites, e procurar o melhor plano de ação em meio as adversidades encontradas.
Tornou-se imperativa, a necessidade do grupo, desenvolver uma ideia realmente boa e inovadora para convencer o governo de que não desperdiçaria sua verba limitada na campanha. Desta forma, buscou mensurar através de indicadores, que os investimentos iriam valer a pena.
Vitor precisaria mostrar ao cliente, por mensuração, que a campanha valia a pena, então definiu alguns indicadores, resolveu testar o conceito da campanha, utilizando um grupo de discussão, antes do lançamento do SUP, para ter uma noção de como as pessoas lidavam com o assunto. A propaganda boca a boca foi um dos indicadores para se basear em depoimentos espontâneos do público. O grau de lembrança da campanha pelo público-alvo era, também, um dos possíveis indicadores. Nível de exposição na mídia gratuita, incumbindo alguém do grupo a monitorar os veículos de comunicação e recortar ou gravar a matéria, apesar do fato de ter espaço na mídia não significar ter sucesso nos fins desejados campanha. Volume de adesões era uma alternativa, para saber quantas pessoas foram realmente atingidas pela campanha, mas, não abrange aqueles que foram tocados indiretamente. Porém a melhor forma seria a satisfação do próprio cliente contratante, além do mais, ele, também tem de ser impactado pela mensagem.
Com os indicadores, a MTV poderia revelar de uma forma mais clara e concreta, o bom investimento a ser abraçado novamente pelo governo naquele ano.
Esses tipos de iniciativas oferecidas pelo grupo dirigido por Vitor pode ser, também, chamadas de políticas públicas, pois visam a criação de programas voltados para a população, no que tange à segurança. Pois, políticas públicas são conjuntos de programas, atividades e ações desenvolvidas, direta ou indiretamente, pelo Estado com participação de entes públicos ou privados, que visam assegurar determinado direito de cidadania para determinado seguimento cultural, étnico, social ou econômico.
Costumo dizer que o marketing nos mostra e nos auxilia na aceitação de certos produtos e programas pela sociedade, assim, o uso dele promove instruções no combate de doenças, uso de drogas, gravidez indesejada, trabalho infantil, e uma série de outras ocorrências na nossa sociedade.
Para que tenhamos uma sociedade amena, o bem-estar coletivo torna-se imprescindível neste contexto, e faz com que os profissionais da área de marketing social e gestores públicos, tenham a responsabilidade de promover e executar políticas públicas. No episódio do nosso case, a opinião pública estava constantemente cobrando que as autoridades explicassem suas medidas para aumentar a segurança de trânsito, e como os recursos estavam sendo investidos, aumentando,
...