Metodologia - Exercício Introdução
Por: Peppa Auday • 4/5/2018 • Trabalho acadêmico • 673 Palavras (3 Páginas) • 200 Visualizações
Página 1 de 3
[pic 1]
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
BELÉM - CAMPUS V
CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E TECNOLOGIA
CURSO DE BACHARELADO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS
ATIVIDADE ACADÊMICA 01
[pic 2]
Belém-PA
2017
ATIVIDADE ACADÊMICA 01 (2,0):
A partir da leitura do Texto de Lakatos; Marconi (2001) responda em grupo as questões abaixo:
- Quais os conceitos de:
- Conhecimento científico: é considerado o conhecimento real já que lida com pesquisa e análise de fatos concretos, a partir dos quais são geradas hipóteses para comprovação de sua veracidade ou falsidade, tornando-se assim um conhecimento sistemático devido a necessidade do uso ordenado de ideias.
- Ciência: é a acumulação de conhecimentos sistemáticos; a atividade que se propõe a demonstrar a verdade dos fatos experimentais e suas aplicações práticas; o conhecimento certo do real pelas suas causas; o estudo de problemas solúveis mediante método científico, e forma sistematicamente organizada de pensamento objetivo.
- Senso comum: é o conhecimento popular. Tal conhecimento se distingue do conhecimento científico pelo método de coleta de dados para se demonstrar um evento. O conhecimento popular deriva da experiência humana de determinados eventos, ao qual é repassado para outras pessoas a até para gerações por meio de experiências empíricas.
- Apresente as características e apresente dois exemplos dos tipos de conhecimento:
- Conhecimento popular: é o conhecimento que parte da experiência cotidiana, é adquirido pela prática diária, costume passado de pai para filho, um conhecimento sem aprofundamento, não há uma sistematização das ideias para a realização de uma determinada atividade. Exemplo: Chuva no dia de São João significa chuva o ano todo. Tomar banho após comer causa morte. Tomar chá de papoula causa sono.
- Conhecimento científico: é o conhecimento com estudo mais avançado, busca respostas de forma racional e sistemática por meio de formulação de hipóteses para a comprovação de fatos concretos, além de ser um conhecimento falível já que com o desenvolvimento de novas técnicas e novas proposições as afirmações podem ser reformuladas. Exemplo: A chuva é causada pela condensação das nuvens e o Átomo é a menor partícula da matéria. A morfina obtida por meio do processamento da semente da flor da papoula é utilizada como um potente analgésico para dores crônicas.
- Conhecimento filosófico: é um conhecimento especulativo sobre fenômenos, gerando conceitos subjetivos. Surge a partir da criação de hipóteses, as quais não podem ser confirmadas nem refutadas por ser realizado pelo esforço da razão humana. Exemplo: Qual o sentido do homem e da vida? O que é Moral e Ética ?
- Conhecimento religioso: apoia-se em doutrinas sagradas, em revelações sobrenaturais, são verdades consideradas infalíveis e indiscutíveis, pois as evidências não podem ser verificadas. Exemplo: A ascensão de Jesus Cristo e a teoria criacionista do surgimento do universo
- Estabeleça diferenças entre os tipos de conhecimentos
- Filosófico e popular: o conhecimento filosófico parte da formulação de hipóteses, é um conhecimento sistemático voltado para o questionamento, a busca de respostas para os problemas humanos, em reconhecer o que é certo e errado utilizando apenas a própria razão, sem a necessidade de experiência, por essa razão não pode ser confirmado nem refutado já o conhecimento popular é assistemático é baseado na “organização” cotidiana particular do indivíduo, não gerando uma sistematização de ideias, cada indivíduo baseando-se na familiaridade de cada um com o objeto, nos costumes herdados.
- Científico e religioso: O conhecimento científico se diferencia do conhecimento religioso, pois este tem como base doutrinas sagradas, valorativas, que foram reveladas pelo sobrenatural, revelações divinas, e que por este motivo são consideradas infalíveis e indiscutíveis, pois suas alegações não podem ser verificadas, em contrapartida o conhecimento cientifico, se apóia na pesquisa e análise de hipóteses sobre determinado conteúdo, ou seja, lida com a evidência de fatos concretos, na busca da veracidade ou falsidade desses fatos por meio de experiências, além de ser um conhecimento considerado falível visto que suas proposições estão em constante modificação e renovação.
REFERÊNCIA
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de Metodologia Científica. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2001.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com