TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Direito Internacional e o Tribunal de Exceção

Por:   •  28/10/2019  •  Resenha  •  251 Palavras (2 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 2

A obra tratada no presente trabalho se trata do “Julgamento dos nazistas em Nuremberg”.
O filme se passa no período pós Segunda Guerra Mundial, em novembro de 1945. Apresenta a criação de um tribunal para investigar e condenar os envolvidos com o Partido Nazista pelos crimes cometidos na vigência da guerra. Coordenado por representante dos países: França, antiga URSS, Estados Unidos da América e Grã-Bretanha.

Os crimes investigados se tratavam de crimes de guerra e contra a humanidade que ameaçaram a paz, contra a ordem internacional no período anterior à criação do tribunal de Nuremberg.

Ele foi criado sem nenhuma previsão legal que justificasse sua criação, sendo alvo de muitas críticas e desafiando diversos princípios do direito penal. Mas criou respaldo legal para que outros fossem criados.

Já o Tribunal Penal Internacional (TPI), criado após o Estatuto de Roma (1998), é uma corte permanente e independente que julga pessoas acusadas de crimes mais sérios de interesse internacional, como genocídio, crimes contra a humanidade e crimes de guerra.

No julgamento em Nuremberg as penas aplicadas foram de: 10 anos de prisão, 15 anos de prisão, prisão perpétua e pena de morte. No Tribunal Penal Internacional há a pena máxima de 30 anos, prisão perpétua a depender da condição do acusado, multa e perda de produtos provenientes do crime, mas não há pena cruel ou de morte.

O grande embate relacionado ao julgamento realizado em Nuremberg foi sua criação sem previsão legal, e ainda sua imparcialidade se levarmos em consideração os países selecionados como representantes no referido julgamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (30.4 Kb)   docx (7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com