O Papel da Igreja Católica no Processo de Colonização
Por: Liane Ribeiro Vargas • 13/5/2019 • Seminário • 297 Palavras (2 Páginas) • 378 Visualizações
Formação Econômica do Brasil
Nome:Liane Ribeiro Vargas
Matricula:151151152
O papel da igreja católica no processo de colonização do Brasil
Descreva o papel da igreja católica no processo de colonização do Brasil. Apresente qual a sua (da igreja) visão acerca da escravização de negros africanos e quais os seus argumentos em prol dos índios (o que justifica).
R- Ao longo do que já estudamos conseguimos ver que a escravização dos índios e dos africanos no Brasil colonial era considerada uma prática muito necessária para a manutenção da economia, sendo que o trabalho era diretamente associado aos escravos.
O papel da Igreja Católica foi determinante para que a utilização de mão de obra escrava fosse legitimada no Brasil Colonial, pois se de um lado era questionada pelos Padres, eram os próprios padres os grandes proprietários de escravos no Brasil.
A Igreja Católica para legitimar a escravidão tanto de índios como de negros propôs a transformação da escravidão como um milagre, a salvação daqueles seres que teriam sido eleitos de Deus para se sacrificar, pois teriam a missão de salvar a humanidade, que aceitando o cativeiro, esse ato de benevolência significaria a salvação de suas almas. Se utilizavam de preceitos de fé para manter os escravos em seu poder.
...