OS IMPACTOS DO RACISMO ESTRUTURAL
Por: Caroline Lopes • 29/4/2022 • Trabalho acadêmico • 1.480 Palavras (6 Páginas) • 224 Visualizações
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Curso de Graduação em Relações Internacionais
Disciplina: Sociologia das Relações Internacionais
Prof. Henrique dos Santos Barros
Atividade 3 da N2
01/2021
Nome: Caroline Rodrigues Lopes (ALU202022303)
OS IMPACTOS DO RACISMO ESTRUTURAL
Em meio a sociedades homogêneas e culturalmente diversas, as minorias étnicas são frequentemente alvo de políticas ou atitudes discriminatórias que podem levar a uma redução ou completa falta de acesso a oportunidades de inclusão social e econômica. Dado que o escopo da questão, vários termos como "racismo estrutural", "privilégio branco", "racismo biológico", "racismo cultural" e "viés implícito" foram gerados para categorizar como o racismo se manifesta. Este trabalho busca explicar o que é e quais são os impactos do racismo estrutural na sociedade.
O racismo estrutural existe porque práticas discriminatórias em um setor reforçam práticas paralelas em outros setores, criando sistemas interconectados que incorporam injustiça em leis e políticas. Consequentemente, educação, emprego, habitação, saúde e sistema de justiça reforçam mutuamente práticas que permitem ou incentivam crenças discriminatórias, estereótipos e distribuição desigual de recursos. Esses sistemas afetam a saúde através de diversas formas, incluindo a privação social da redução do acesso ao emprego, moradia e educação, aumento das exposições ambientais e comercialização direcionada de substâncias insalubres, acesso inadequado aos cuidados de saúde, traumas psicológicos e violência física, que é resultado da ação física violenta gerada pelo Estado, como brutalidade policial e discriminação elevada.
Propaga a ideia de que a 'brancura' está ligada a qualidades positivas e cor a qualidades negativas. O racismo estrutural baseia-se na ideologia do racismo biológico (a crença de que algumas raças ou etnias são biologicamente inferiores) ou racismo cultural (a crença de que a cultura pode ser superior às outras). Um exemplo de racismo cultural e biológico é a colonização dos colonos europeus da África, América do Sul e outras "terras selvagens" a partir do século XV até o início do século XX.
A partir da noção de racismo estrutural podemos extrair o significado de "privilégio branco" que denota o privilégio social dos brancos sobre as pessoas de minorias étnicas nas sociedades ocidentais. Dentro das sociedades ocidentais, o privilégio branco manifesta-se também como o privilégio que os brancos têm de ter relações positivas com a polícia e maior acesso ao mercado de trabalho altamente qualificado. Em países onde a maioria da população não é branca, os brancos ainda possuem privilégios nas relações com órgãos institucionais e no acesso à justiça.
Outro aspecto importante na compreensão da noção de racismo estrutural é também sua interseccionalidade que denota como fatores como gênero, idade, etnia e orientação sexual podem se sobrepor e criar uma hierarquia de privilégio social. Em geral, o racismo está presente em fornecer aos homens heterossexuais cisgêneros da maioria da população privilégios que não são fornecidos a todos os outros grupos. Também empurra as pessoas, particularmente, mulheres e indivíduos não binários para o fundo da hierarquia social.
O racismo estrutural pode ser gritante ou oculto, ordenado pelo Estado ou pessoas lideradas. Um exemplo gritante de racismo estrutural liderado por pessoas pode ser encontrado em análises financeiras no setor privado, como créditos bancários, hipotecas, empréstimos, pessoas brancas tendem a ter mais aceitação do que negros ou outras minorias etnicas.
O racismo estrutural também pode se manifestar em sutileza. Um exemplo de racismo estrutural sutil é frequentemente encontrado em práticas de contratação. Ao contratar, equipes entrevistam candidatos e avaliam quem eles acham que melhor se encaixa bem com a vaga de trabalho, muitas vezes é porque essa pessoa compartilha interesses, experiências e origens semelhantes, o que é prejudicial para a diversidade cultural dos candidatos com etnias diferentes. Isso soa verdadeiro para empregos de alto rendimento, mas também empregos de baixo rendimento. Dados da Rede Europeia Contra o Racismo (ENAR) mostram que pessoas de ascendência africana que vivem em Portugal estão inseridas no setor secundário do mercado de trabalho, somente conseguindo ou permanecendo em empregos de baixa qualificação, baixos salários, poucas oportunidades de promoção e insegurança no emprego. Neste caso, estereótipos racistas impulsionam pessoas de ascendência africana a empregos de baixa remuneração. Além disso, enquanto a Dinamarca, a Espanha e o Reino Unido têm altas taxas de minorias étnicas (brancos) super qualificadas, elas são sub-representadas em cargos de gestão. Embora os sistemas racistas venham de crenças racistas, a intencionalidade é inconsequente na construção do racismo estrutural.
Em suma, o racismo estrutural refere-se a sistemas e estruturas que perpetuam crenças racistas e limitam as oportunidades socioeconômicas das minorias étnicas. O racismo estrutural pode acontecer intencionalmente ou distraído, mas se "visto" ou não, impacta gravemente os mais vulneráveis, aumentando as desigualdades raciais e a discriminação.
O combate ao racismo estrutural somente irá acontecer quando houver ação de indivíduos e instituições (públicas e privadas). A informação sobre o racismo estrutural precisa ser disseminada ao mundo, somente assim as pessoas irão compreender o fenômeno para que ele possa então ser combatido. A partir do conhecimento do racismo estrutural na sociedade, todos os atores têm a responsabilidade de tomar ações antirracista. Associado a esse conhecimento, é necessário refletir sobre a presença negra no espaço que ocupamos. Seja através da arte, educação, política ou cultura, é extremamente necessário expandir a gama de referências além daquelas derivadas principalmente de indivíduos brancos. Com base nisso, é possível traçar ações que dependem exclusivamente do engajamento para promover mudanças.
Como exemplos de cessamento do racismo estrutural, entre muitos, que podem ser adotados no cotidiano, podemos listar: o reconhecimento no qual o racismo existe na sociedade atual e que não se manifesta apenas através de atos isolados e discriminação direta. Promoção de debates e discussões sobre o problema a fim de identificar e corrigir inconsistências. Diálogo de forma inseparável em relação a questões de raça, gênero, classe e sexualidade que se cruzam com diferentes formas de opressão estrutural. Abertura de maior abordagem no papel dos intelectuais negros que estudam o assunto. Incentivo ao estudo sobre o combate ao racismo e a garantia do acesso à informação de qualidade. Ruptura do silêncio da comunidade negra. Inserção à entrada e permanência dos negros nas instituições, aumentando sua representatividade e diversidade. Não aceitação de práticas racistas e discriminatórias e ação para garantir que o meio ambiente dentro das instituições seja diverso e promova oportunidades para os negros. Inserção políticas e práticas que forneçam aos indivíduos as ferramentas e oportunidades necessárias para que, se houver igualdade, sejam aplicados critérios e objetivos de escolha.
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