Planos Econômicos
Artigos Científicos: Planos Econômicos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Francisco • 13/12/2014 • 2.623 Palavras (11 Páginas) • 340 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS
UNIDADE ACADÊMICA DE DIREITO - UAD
ELAINE FIRMINO COSTA
FRANCISCO DANILO RIBEIROVALÊNCIO
FRANCISCO VIEIRA DE SOUSA NETO
GABRIELE ALMEIDA DA SILVEIRA
THAYNANDA MIRELLA SENA SILVA
WALESKA DAYSE MASCARENHA DA NÓBREGA
PLANOS ECONÔMICOS
SOUSA/PB
2014
ELAINE FIRMINO COSTA
FRANCISCO DANILO VALÊNCIO
FRANCISCO VIEIRA DE SOUSA NETO
GABRIELE ALMEIDA DA SILVEIRA
THAYNANDA MIRELLA SENA SILVA
WALESKA DAYSE MASCARENHA DA NÓBREGA
PLANOS ECONÔMICOS
Trabalho apresentado à Universidade Federal de Campina Grande, Campus Sousa, como requisito parcial para a avaliação da disciplina Economia Política, elaborado sob a orientação do Prof.Paulo Abrantes.
SOUSA/PB
2014
SUMÁRIO
1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS 04
2 PLANEJAMENTOS ECONÔMICOS DO BRASIL 05
2.1 ANOS 30 E 40 05
2.2 ANOS 50 E 60, O PLANOS DE METAS DO GOVERNO JK... 05
2.2.1 O PLANO DE METAS E SUAS CARACTERÍSTICAS... 06
2.2.2. SUCESSOS E INSUCESSOS DO PALNO DE METAS.. 07
2.3 ANOS 70... 07
2.4 ANOS 80 E 90 08
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 12
REFERÊNCIAS 13
1 CONSIDERAÇÕES INICIAS
Em meio às diversas crises no qual um país pode estar sujeito surgem os planos econômicos, que são medidas, meios, ou melhor, tentativas de administrar ou moldar a economia de um país através de premissas conjunturais de curto prazo (MEIRA, 2012).
Uma análise histórica da história do Brasil permite perceber que por quatro séculos seguidos a economia brasileira esteve voltada praticamente para os interesses da metrópole, configurando, dessa forma, como uma colônia de exploração econômica, baseada na produção e fornecimento de insumos agrícolas.
Uma tardia independência do Brasil em relação a Portugal e uma economia assentada praticamente na agricultura fizeram com que a economia brasileira torna-se vulnerável às diversas crises internacionais, ocasionando uma grande instabilidade interna.
É nesse contexto que o presente trabalho visa de maneira suscita abordar a respeito dos planos econômicos já desenvolvidos em nosso país para permitir uma situação mais estável em nossa economia.
2 PLANEJAMENTOS ECONÔMICOS DO BRASIL
Em menos de nove décadas o Brasil já passou por diversos planos econômicos, um total de quinze, marcados por fracassos, sucessos de maneira parcial e uma péssima herança marcada pela constante inflação e pela dívida externa (SETTI).
2.1 ANOS 30 E 40
Os resultados da primeira guerra mundial, associado à crise global de 1929 tiveram um grande impacto sobre a economia nacional brasileira, reduzindo, assim, as suas exportações e sua capacidade de importar. Inicia-se de maneira bem tímida, com a ascensão de Getúlio Vargas ao poder, a política de industrialização como medida para substituir as importações e acelerar a economia interna do país.
A partir dos anos 40 por meio de Vargas acentuou-se o intervencionismo do Estado na economia através de dois planos:
• Plano Quinquenal de Obras e Reaparelhamento da Defesa Nacional, que teve início entre 1939 e 1940; e o
• Plano de Obras e Equipamentos, que teve início em 1943, sendo voltado para a formação de uma indústria de base. Este plano visava ter uma duração de cinco anos, mas foi interrompido em 1946 devido ao fim do governo de Getúlio.
Para ajudar a fornecer investimentos para ambos os planos foi criada e 1946 a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), inaugurada no início do governo de Gaspar Dutra.
2.2 ANOS 50 e 60
O Brasil dos anos 50 e 60 tinha sua economia baseada principalmente no cultivo de bens primários; um mercado interno pouco desenvolvido, e o seu principal produto, o café, perdia valor no mercado externo. Diante do estrangulamento da economia brasileira, ainda no governo Vargas, pouco antes do governo JK, a CEPAL (Comissão Econômica para a America Latina) realizou estudos para diagnosticar quais as causas do subdesenvolvimento de alguns países. Foi a partir desse diagnóstico que surge o PLANO DE METAS, esboçado por uma equipe do BNDE, onde este visava mudar o eixo da economia do país e investir na produção de bens duráveis.
2.2.1 O PLANO DE METAS E SUAS CARACTERÍSTICAS
• O Plano de Metas tinha como principal característica a implementação de metas harmônicas, ou seja, os investimentos em
...