Qualidade
Tese: Qualidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gilvandro • 8/9/2014 • Tese • 549 Palavras (3 Páginas) • 272 Visualizações
Folha de verificação
A necessidade de coletar dados aparece desde os primeiros estágios da implementação do controle estatístico do processo ( CEP), por Walter Shewart em 1920. Os propósitos desta coleta são os seguintes:
• Inspecionar: para aceitar ou rejeitar um produto;
• Monitorar : para acompanhar o desempenho de um processo;
• Controlar: para diminuir as perdas.
A folha de verificação é uma ferramenta da qualidade utilizada para facilitar e organizar o processo de coleta e registro de dados, de forma a contribuir para otimizar a posterior análise dos dados obtidos. Portanto, os principais objetivos da construção de uma folha de verificação são facilitar a coleta de dados e organizar os dados durante a coleta, eliminando a necessidade de rearranjo manual posterior.
Toda Folha de verificação deve ter espaço onde registrar o local e a data da coleta de dados, além dos nomes dos responsáveis pelo trabalho e pela verificação. O layout da folha de verificação depende do uso que se fará dela.
Construção
• Estabelecer qual evento está sendo estudado;
• Definir sobre o período durante o qual os dados serão coletados;
• Construir um formulário claro e de fácil manuseio certificando –se que todas as colunas estão claramente tituladas e que há espaço suficiente para registro dos dados; e
• Coletar dados consistentes e honestamente.
A seguir, exemplo de um formulário de verificação.
HISTOGRAMA
O histograma é um gráfico de barras que mostra a distribuição de dados por categorias.
Enquanto os gráficos de controle mostram o comportamento de uma variável ao longo do tempo, o histograma fornece uma fotografia da variável num determinado instante. Representa uma distribuição de uma frequência. As frequências são agrupadas estatisticamente na forma de classes, nas quais se observa a tendência central dos valores e sua variabilidade.
O histograma apresentado a seguir obedece a uma distribuição normal, apresentando a forma conhecida como “curva do sino”, também chamada “curva de Gauss”, conforme mostra a figura:
CARTA DE CONTROLE
Carta de controle é um tipo de gráfico utilizado para o acompanhamento de um processo. Este gráfico determina estatisticamente uma faixa denominada limites de controle, que é limitada pela linha superior (limite superior de controle) e uma linha inferior (limite inferior de controle), além de uma linha média. O objetivo é verificar, por meio do gráfico, se o processo está sob controle, isto é, isento de causas especiais.
Este controle é feito através do gráfico.
Tipos de Cartas de Controle: Controle por variáveis, Controle por atributos.
Segundo as regras da Norma ISO 8258 (1991), um processo encontra-se fora de controlo estatístico quando
...