Resenha habilidades pessoais
Tese: Resenha habilidades pessoais. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: PriscilaM21 • 8/7/2014 • Tese • 1.449 Palavras (6 Páginas) • 372 Visualizações
O tema tratado pelo autor refere-se como é possível transformar habilidades pessoais em ferramentas de sucesso, atualmente o comportamento é massificado, é preciso que as pessoas aprendam a valorizar sua singularidade. Os autores enfatizam que a caminhada é longa, cheia de desafios e o sucesso não vem da noite para o dia, é necessário empenho e dedicação, perseverança no objetivo almejado. O livro relata histórias de grandes empresas, que alem de atingirem seus objetivos, as empresas têm que desenvolver um diferencial competitivo, ter algo a mais é fundamental, uma singularidade, uma particularidade que faz a diferença no sucesso. Nesse livro, analisando as histórias de grandes líderes, demonstra que a concorrência no mundo profissional está baseada em uma boa qualificação acadêmica, conhecimento técnico e experiência no mercado, mas principalmente em ser autentico utilizar da sua imaginação e criatividade como uma ferramenta da inteligência, sabendo desviar dos medos, insegurança e baixo estima, olhar o mundo com outras características, ou seja, ser singular no que você realiza de fato, grandes líderes tem esse talento, que pode ser adquirido com muita humildade e estudo. Segundo o livro, primeiramente você tem que saber o que é sua prioridade, para onde quer ir, saber que a persistência não é o caminho mais fácil, mas saber contornar o caminho é o alvo. O Primeiro passo para transformação pessoal é acreditar nos seus resultados, sendo negativos ou positivos, filtrar o positivo e amadurecer com os erros, é uma característica de pessoas com dignidade, nós somos melhores do que pensamos e temos um potencial maior do que imaginamos, acreditar em você mesmo é a base da conquista, desafiar você mesmo, no desafio você descobre do que é capaz, até onde pode ir, e pode ser surpreender. O livro destaca vários fatores motivacionais, que realmente existem dentro de nós, como por exemplo, buscar a solução de seus problemas em você mesmo. Ter persistência, foco, disciplina e humildade, é um segmento para o êxito profissional, o livro “Singular, O Poder de ser diferente” apresenta vários casos assim, um deles é o caso da Mary Kay que com muita persistência e visão de futuro almejou seus objetivos, com princípios e determinação, o destino da Mary Kay Ash com 42 anos era continuar ser dona de casa, cuidar dos filhos, mas não, ela queria mais, sabia que tinha potencial para vencer, mesmo com os desafios que a vida impunha.
No capítulo 3 detalha de maneira minuciosa o poder da mente das pessoas, geralmente acreditamos que sabemos o que está passando em nossa mente, porém nossa mente émuito complexa, em alguns casos a interpretação que fazemos é baseada em fatos, eventos, lembranças, mas nem sempre essa é a correta, nossa mente trabalha com o excesso de confiança, que pode atrapalhar na realidade dos fatos. Nossas escolhas são feitas sem filtro de maneira automática, seguindo uma tendência da nossa mente. Nosso cérebro possui dois sistemas de pensamento: o automático e o introspectivo. O sistema automático é ágil, rápido, as maiorias das nossas escolhas são feitas no automático. O sistema introspectivo é devagar, necessita pensar, analisar o que escolher, só usamos o introspectivo para resolver algum problema, decidir algo mais complexo. Então as tomadas de decisões são primordiais na vida do ser humano, e conhecer como tomar uma decisão é positivo.
Um dos trechos do livro que nos chamou atenção foi que grandes líderes desafiam seu medo, expondo-se a eventos e circunstâncias maiores do que suas forças e habilidades aparentes. E realmente fazendo uma análise no cotidiano de uma empresa isso acontece mesmo, quando existe algum conflito a primeira pessoa que vamos chamar é o líder ou gestor, ele terá que correr o risco, e é responsável direto de resolver o problema, correndo o risco de conseguir ou não.
Sobre a mentalidade, o livro ressalta que não podemos prever o futuro com exatidão, mas quando usamos uma mentalidade adequada, podemos implantar mudanças cruciais e permanentes de uma maneira rápida, tanto na vida, quando na profissão. Geralmente nosso problema não está onde pensamos que ele esteja, nossos paradigmas implantados em nossas mentes, disfarçam o caminho para solução do problema, para descobrir onde está o problema, temos que desenvolver uma mentalidade filosófica, pensar diferente do que pensamos.
Algo que nos chamou atenção no livro foi a história da boneca Barbie, que foi criada com os moldes de uma boneca erótica, Ruth Handler era uma mãe e deu para sua filha uma boneca que por sinal em alguns países era considerada erótica, mas não ligou, pois sua filha adorou o brinquedo, e as amigas de sua filha brincavam a todo tempo, Ruth teve uma ideia empreendedora e juntamente com uma estilista fez a Barbie, no ano de 1959, sucesso entre as meninas até hoje.
O livro “Singular, o Poder de Ser Diferente” no capítulo 8 descreve a história de Howard Schultz que é CEO e presidente da charmosa rede de cafeterias Starbucks, a maior dere de cafeterias do mundo. A história de Howard desde criança não foi nada fácil, porém desde criança ele queria mais, sentia vontade de ir mais além, mudar sua realidade, era essa sua motivação diária. Com muito esforço formou-se em comunicação social, começando sua carreira profissional, com o tempo se tornou amigo dos donos da empresa Seattle que se chamava Starbucks, e em breve virou sócio
...