Rousseau
Por: Katlen Carvalho • 4/6/2016 • Trabalho acadêmico • 262 Palavras (2 Páginas) • 172 Visualizações
Disserte acerca do modo de funcionamento da política partidária brasileira a partir dos conceitos de VONTADE DE TODOS, VONTADE GERAL, SOBERANIA e GOVERNO, de Jean Jacques Rosseau.
Pergunta de Ciência Política, analisar o contexto atual para escrever a resposta, nas esqueça do contexto atual, contexto atual, atual, atual
Segundo Rousseau, Vontade geral seria cada indivíduo como parte de um espaço público, e de um corpo coletivo com interesses comuns. o problema é a vontade geral - que é ditado pelo soberano, que só pode agir conforme a lei - pode ser uma vontade egoísta que prejudique minorias, segundo Rousseau não seria possível pois o homem é "um ser dotado de razão" tem a consciência de que qualquer comportamento arbitrário pode e vai se voltar a todos. Porém não é isso que observamos no cenário político atual no Brasil, no qual políticos agem de forma arbitrária, visando os interesses do partido ou do próprio indivíduo, atentando contra o próprio princípio do sistema democrático, a virtude.O que está acontecendo condiz com o que ele chama de vontade de todos, no qual as decisões são baseadas muitas vezes em benefícios artificiais e individuais. Ele propôs uma visão mais democráticas de poder, em que o cidadão tenha uma participação na política. Rousseau preconiza a democracia direta participativa que é mantida por assembleias frequentes de todos os cidadãos, o que não é possível no atual sistema partidário brasileiro, o legislativo falha ao tratar dos assuntos de interesse público, as ações em benefício do cidadão são muitas vezes ignoradas, atentando contra a soberania do próprio cidadão.
...