Unidade de aprendizagem: Contratos internacionais
Por: sandrofc • 14/5/2016 • Trabalho acadêmico • 607 Palavras (3 Páginas) • 448 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
[pic 3] | Avaliação a Distância |
Unidade de aprendizagem: Contratos internacionais
Curso:
Professor:
Nome do estudante:
Data: 05/04/16
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Questão nr 1
Desde 1º de abril de 2014 vigora no Brasil a Convenção de Viena sobre contrato de compra e venda internacional de mercadorias (CISG em inglês). Com a adesão de 79 países, a Convenção tem por objetivo uniformizar a formação dos contratos de compra e venda internacional de mercadorias e as obrigações das partes nesses contratos.( Ana Paula Oriola de Raeffray, )
Acesse o link abaixo e responda as perguntas conforme seu entendimento.Cópias não serão corrigidas.
http://ultimainstancia.uol.com.br/conteudo/colunas/71706/convencao+de+viena+efeitos+positivos+para+os+contratos+internacionais.shtml
a)Com a adesão do Brasil na Convenção de Viena, informe quais os efeitos positivos para as empresas brasileiras, no que refere-se a contratos internacionais. (2,5 pontos)
A adesão do Brasil a este tratado, sem dúvida, traz eficiente avanço para as empresas brasileiras no mercado internacional, propiciando inclusive a quebra de barreiras culturais, pois não será mais preciso conhecer profundamente a legislação de um país para realizar contratos de compra em venda de mercadorias com empresa que esteja nele sediada, bastando adotar a CISG.
b) Antes da Adesão na Convenção de Viena, quais eram os entraves para as empresas brasileiras que exportam/importam no que diz respeito a elaboração dos contratos internacionais e para resolução de conflitos .(1,5 pontos)
A imprevisibilidade dos custos e também da decisão que será obtida é bastante considerável nesta situação. Imagine uma empresa brasileira que realizou um contrato com uma empresa chinesa, elegendo a lei francesa para reger o contrato. Em suma, na quebra do contrato as duas empresas estarão sob a égide de uma lei que lhes é desconhecida, o que traz efetiva insegurança jurídica.
c) Quais as regras estabelecidas pela Convenção de Viena para elaboração dos contratos de compra e venda internacional?(1,0 pontos)
Na Convenção de Viena estão previstas regras relativas à formação do contrato de venda e compra, como também as obrigações do comprador e do vendedor, a transferência de riscos entre as partes contratantes, com previsão, inclusive, de quais os remédios disponíveis à parte que venha a ser prejudicada por uma eventual quebra do contrato.
Questão nr 2.
Para responder as perguntas abaixo ,acesso o link abaixo: Contratos internacionais e cláusulas especiais, por Daniela J.Brauner.
...