Victor Hugo: não A Pena De Morte
Trabalho Universitário: Victor Hugo: não A Pena De Morte. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: ALVRodrigues2 • 29/9/2014 • 281 Palavras (2 Páginas) • 636 Visualizações
O livro apresenta uma linguagem de fácil compreensão e extremamente didático, possibilitando o entendimento sem problemas.
Obra simples e com o foco na história de Victor Hugo no que tange sua luta contra a pena de morte na França no início do Século XIX.
O livro se inicia mostrando como este talentoso escritor, aos 25 anos, já casado e pai de uma filha (após a perda de um filho) desafia a guilhotina francesa ao fim dos seus crueis trabalhos. Sua revolta, tem como fundamento, diversos fatos e momentos de sua infância quando presenciou cenas de extrema crueldade e barbárie como: enforcamentos, decaptações e outros tipos de pena executadas em praça pública. Descobriu também aos cinco anos que seu pai, um general na Itália tinha condenado a morte diversas pessoas.
O livro mostra a vida de Victor Hugo buscando abolir a pena de morte. Morreu sem ver seu sonho realizado na França porém viu exito na Colombia e outros paises. Se elegeu deputado e por duas vezes tentou passar na camara a lei da abolição.
Morreu em 1891 e somente quase cem anos depois a pena de morte foi erradicada constitucionalmente na França.
O livro apresenta seus argumentos que seguem ativos até hoje, apresenta também diversos casos onde condenados são ajudados por pessoas ou organizações no mundo todo para ter seu indulto.
O prefácio cita que o Brasil tem previsto a pena de morte somente para crimes militares em época de guerra, porém vários extermínios e execuções são feitas por grupos de bandidos, milicianos e até mesmo policiais.
Excelente livro para esclarecer como é o processo de pena de morte e como foi a luta de Victor Hugo para abolir esta abominável sentença de "justiça".
...