A Metodologia Catequética
Por: Millena Pereira Delfino • 10/5/2022 • Artigo • 516 Palavras (3 Páginas) • 174 Visualizações
[pic 1]
Arquidiocese de Niterói – Vicariato São Gonçalo
Instituto de Formação Estrela da Evangelização
Curso de Pastoral Catequética
Disciplina: Metodologia Catequética
Professor: Bruno Santos
Aluna: Millena Pereira Delfino do Nascimento
Metodologia Catequética: o método prático-reflexivo
São Gonçalo
2022
O método prático-reflexivo
A compreensão de metodologias de ensino pode contribuir de forma considerável para a catequese nas paróquias. Um método é um caminho a ser percorrido, um procedimento para realizar algo. Quando se trata da catequese, eleger um método vai auxiliar no concretizar do conhecimento da doutrina e de Jesus Cristo. Por isso é importante reconhecer alguns fatores antes de selecionar e aplicar um método como, por exemplo, os objetivos da catequese e a realidade do grupo que receberá este processo formativo.
Um dos principais métodos estudados e aplicados é o intitulado prático-reflexivo. Este método traz mais dinamismo para a prática catequética. Ao partir da análise da realidade, ou seja, da vida concreta dos catequisandos, este método ajuda a construir de forma mais efetiva a relação entre a fé e a vida. Os diversos acontecimentos cotidianos, os desafios experimentados, aspectos culturais que estão em voga, dentre outros temas podem ser envolvidos na reflexão utilizando esta metodologia. Além disso, a relação entre fé e vida auxiliará aqueles que estão sendo catequisados a ter um compromisso transformador com as diferentes realidades que encontrarem.
Ao propor análises da realidade, o catequista que aplica o método prático-reflexivo, ajuda na descoberta de novas perspectivas de atuação à luz da Palavra de Deus. Deve ser considerado que, neste método, a prática gera teoria e esta gera uma nova prática. Assim, os encontros de catequese se constituem como um processo contínuo de educação da fé, renovando constantemente a realidade e gerando uma experiência de fé e vida. O título de prático e reflexivo se dá, pois a experiência confirma o que a teoria diz.
Apesar de se apresentar como um método positivo, que pode auxiliar muito os catequisandos, ao partir de uma reflexão abrangente e comunitária, também corre riscos ao ser aplicado. Dentre os riscos deste método estão a transformação da catequese em um levantamento da realidade, o julgamento realizado a partir de uma visão desfocadas dos princípios cristãos, a consideração de que os catequisandos estariam prontos para agir após cada encontro, e a redução da ação a um levantamento de gestos concretos. Nenhum método está isento de riscos e dificuldades e, por isso, como dito, deve-se analisar os objetivos e a realidade do grupo antes de escolher uma metodologia.
Após a análise, o método prático-reflexivo é uma boa opção para ser utilizado na catequese, levando em consideração os fatores de escolha e a forma correta de aplicação, apesar dos riscos. Podem ser levantadas ótimas reflexões que colaborem para a vida de fé dos catequisandos e para o conhecimento real de Jesus Cristo.
Referências Bibliográficas
GIL, Pe. Paulo Cesar. Metodologia Catequética: Caminhos para iluminar e comunicar a fé. Editora Vozes, 1 edição.
...