A divisão do reino de israel
Por: Juan e Michelle • 2/11/2016 • Trabalho acadêmico • 2.717 Palavras (11 Páginas) • 974 Visualizações
Instituto Teológico Quadrangular
Metodologia do Trabalho Acadêmico
Juan Monteiro
A Divisão do Reino de Israel
Pindamonhangaba, outubro de 2016
Juan Monteiro
A Divisão do Reino de Israel
Trabalho apresentado à Metodologia do trabalho acadêmico do Instituto Teológico Quadrangular, como requisito parcial para obtenção do diploma de conclusão do Instituto Teológico Quadrangular (ITQ), orientado pelo Prof. Paulo.
Pindamonhangaba, outubro de 2016
3
LISTA DE FIGURAS
Figura 1 ----- mostrando em verde o território de Judá e em amarelo o território de
Israel. 14
4
LISTA DE TABELAS
Tabela 1 – OS REIS DE ISRAEL APÓS A DIVISÃO 10
Tabela 2 – OS REIS DE JUDÁ APÓS A DIVISÃO 12
5
RESUMO
O reino de Salomão acaba sendo divido ocupado pelo intervalo histórico de quase 400 anos conhecido como período Inter bíblico a qual se escreveu alguns livros apócrifos hoje contidos na bíblia católica. Este período de divisão vamos tratar desde o 1º livro de Reis capitulo 12 até o capitulo 22, depois todo 2º livro de Reis, e também do 2º livro de Crônicas dos capítulos 10 ao capitulo 36 porque são relatos paralelos, a diferença é que o livro de Crônicas ele tem a visão só do Reino de Judá que é uma das divisões do reino de Israel também conhecido como Reino do Sul e fala somente dos reis do Reino do Sul e então irei cruzar os relatos dos livros de I e II Reis com o livro de II Crônicas. Os livros de Crônicas que provavelmente foi escrito por Esdras em 400 a.C. utilizando relatos do livros de Reis mas acrescentando informações importantes e muito especificas, sobre o Reino de Judá que Jeremias não tinha conhecimento quando foi o compilador dos livros de Reis.
6
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 7
CAPITULO I 8
1 > AS CAUSAS DA DIVISÃO 8
1.1 Reinos do Norte 9
1.2 A Queda do Reino do Norte 9
1.3 Observação 10
CAPITULO II 10
1 > Reis de Israel Após a Divisão 10
1.1 Reino do Sul ( Judá ) 12
1.2 Reis de Judá Após a Divisão 12
7
INTRODUÇÃO
O reino de Salomão acaba sendo divido ocupado pelo intervalo histórico de quase 400 anos conhecido como período Inter bíblico a qual se escreveu alguns livros apócrifos hoje contidos na bíblia católica. Este período de divisão vamos tratar desde o 1º livro de Reis capitulo 12 até o capitulo 22, depois todo 2º livro de Reis, e também do 2º livro de Crônicas dos capítulos 10 ao capitulo 36 porque são relatos paralelos, a diferença é que o livro de Crônicas ele tem a visão só do Reino de Judá que é uma das divisões do reino de Israel também conhecido como Reino do Sul e fala somente dos reis do Reino do Sul e então irei cruzar os relatos dos livros de I e II Reis com o livro de II Crônicas.
[pic 1]
8
CAPITULO I
[pic 2]
1 > AS CAUSAS DA DIVISÃO
Salomão foi um rei de obras grandiosas, gerando também grandes despesas. Para pagamento destas despesas o povo teve de arcar com mais impostos. Após a morte do rei o povo se dirigiu ao sucessor Roboão pedindo a redução dos pesados encargos colocados sobre eles. Roboão seguindo o conselho de seus amigos jovens disse que em seu reino o jugo seria mais pesado que o de seu pai. Após essa decisão de Roboão o povo se negou a continuar sendo governado por ele. Levantaram como rei de Israel, Jeroboão, ficando sob as ordens de Roboão apenas a tribo de Judá e Benjamim (1 Re 12). Sendo assim o reino de Israel ficou dividido, formando Judá e Benjamim o reino do Sul e o restante das dez tribos o reino do Norte.
Com a divisão, a geografia cooperou para o desenvolvimento independente de cada tribo. A tribo de Judá não se comunicava com as tribos do Norte em razão da largura e profundidade do vale do Soreque, na região central de Israel. A oeste estavam os filisteus; ao sul, o perigoso deserto do Neguebe e também as populações nômades da região, sempre hostis a estrangeiros; a leste havia o mar Morto. Assim Judá era a tribo mais isolada de Israel, portanto a mais sujeita ao sentimento de liberdade.
O sucessor de Salomão, seu filho Roboão, reinou por dezessete anos (931-913 a.C.).
...