Atividade Discurviva 1-Cultura Religiosa-de minha autoria com minhas próprias palavras.
Por: adrinho • 20/10/2015 • Dissertação • 559 Palavras (3 Páginas) • 902 Visualizações
ATIVIDADE AVALIATIVA - QUESTÃO DISCURSIVA 1
FUNDAMENDALISMO
Nossa proposta é a de assistir a um vídeo de 20 minutos no link abaixo
https://www.ted.com/talks/karen_armstrong_makes_her_ted_prize_wish_the_charter_for_compassion?language=pt-br
Para quem não quer assistir ao vídeo, deixo em anexo o vídeo transcrito. Como o texto é uma transcrição do vídeo, naturalmente você vai encontrar alguns erros. Esta atividade avaliativa está relacionada com a Atividade Prática 2, que você já deve ter realizado.
A personagem é Karen Armstrong. Nascida na Inglaterra em 1945, Karen viveu uma vida monástica durante sete anos, como freira da Irmandade do Sagrado Menino Jesus. Bacharel pela Universidade de Oxford, foi professora de literatura moderna na Universidade de Londres. Em 1999 ela recebeu o Muslim Public Affairs Council Media Award. Em 2000 o Islamic Center of Southern California rendeu-lhe homenagem por promover o entendimento entre as três religiões monoteístas. Suas obras mais prestigiadas incluem Uma História de Deus (1994), Jerusalém, uma cidade, três religiões (2000) e Em nome de Deus – o fundamentalismo no Judaísmo, no Cristianismo e no Islamismo (2000).
ESCREVA, a partir do texto (conforme anexo) o máximo de 25 linhas: 1) O que significa Fundamentalismo Religioso? 2) Qual deve ser o papel das religiões no mundo? 3) De que maneira cada religião pode ocupar o seu espaço sem ferir e agredir a liberdade de pensar das outras? 4) Como você vê as religiões trabalhando em prol da paz mundial?
Observação: Você pode fazer uso do Vídeo ou transcrição do mesmo, leitura do livro-texto ou outras fontes que ajudem a definir o que se pede nesta atividade.
O fundamentalismo religioso são as normas criadas dentro de cada religião. Cada uma delas acredita em suas crenças e costumes como verdade absoluta, por isso, o fundamentalismo não deixa de ser uma fonte de intolerância, no qual o outro é visto como uma ameaça, visto como algo errado. Essa prática sem fé está presente em todas as religiões, desde o passado até os dias atuais, essa forma de fazer e praticar religião ameaça toda nação, junto com ela vem o preconceito, a intolerância, o fanatismo religioso, pois cada religião crê em seus princípios como se a prática fosse o único método a ser seguido. Os fundamentalistas são conservadores, focam em um interesse próprio, possuir poder, não importando a forma de agir para que esse objetivo seja alcançado e com isso a verdadeira fé vem ficando de lado, sendo esquecida.
As religiões deveriam recuperar a fé dentro de cada denominação religiosa e depois repassar isso a toda nação. Buscar a fé em Deus, sem fanatismos e idolatria. Assim que todos teriam o mesmo foco, o amor ao próximo, o fazer o bem.
Cada religião poderia sim seguir suas normas internas, mas sempre lembrar dos valores morais humanos, respeitar e amar o próximo, assim podendo resgatar aquela fé que vem se perdendo a anos.
Hoje no meu ponto de vista, as denominações religiosas buscam acima de tudo o poder, o retorno financeiro. A ambição tomou conta das pessoas, esqueceram-se que aqui estamos somente de passagem e daqui nada levamos a não ser deixar um legado de honra e glória para que
...