Atividade referente ao livro As Linguagens da Experiência Religiosa: Uma introdução a Fenomenologia da religião.
Por: Diêgo Marques • 23/9/2018 • Trabalho acadêmico • 608 Palavras (3 Páginas) • 376 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITARIO LUTERANO DE JI-PARANÁ
CURSO DE DIREITO
Professor: Paulo Rodrigues da Rosa
Acadêmico: Diêgo Marques da Silva RA: 181000292-0
CULTURA RELIGIOSA
Atividade referente ao livro
As Linguagens da Experiência Religiosa: Uma introdução a Fenomenologia da religião.
JI-PARANÁ / RO
2018
DIÊGO MARQUES DA SILVA
Trabalho apresentado ao
Centro universitário luterano
de Ji-Paraná – CEUJI, para
Obtenção de grau na disciplina
Cultura Religiosa, sob orientação
do Professor Paulo Rodrigues da Rosa.
JI-PARANÁ / RO
2018
ATIVIDADES:
Leitura, análise e resolução das questões dos capítulos II e III do livro em questão:
01- O que você acha da descrição da experiência humana e religiosa apresentada nos itens 1 e 2? Você a considera suficiente ou pode contribuir em algum aspecto, especialmente se é parte de sua vivência? A experiência humana e religiosa é de grande importância, ambas caminhão juntas para uma contribuição maior para a sociedade. As duas são extremamente necessárias para ter um equilíbrio natural. Logo concluo, suficiente.
02 - Como resumiria a análise do “sagrado” que fazem os autores mencionados em 3.2? O que há de comum entre eles que lhe pareça significativo? Sagrado é uma forma de especificação de certo indivíduo ou lugar, comumente pelos seus atos ou por localidade.
03 - Entre a diferenciação clássica de "o sagrado/ o profano" e a descrita no item 3.3. ("sagrado/divino/profano"), qual você considera que responde melhor ao que sua própria experiência religiosa lhe faz perceber? Divino é o princípio da existência.
04 - Você concorda com o que se falou sobre magia e idolatria? Que outra reflexão você faria sobre o tema?Sim, eu concordo. Pois a idolatria e a magia estão contra o que Deus planejou para a humanidade, que é a eternidade em seu Paraíso.
05 - Comente, dando alguns exemplos da sua própria experiência, religiosa ou não, a frase que diz: “o sentido simbólico constitui-se no sentido literal”. Construímos símbolos e imagens, é fato que as mesmas são de certa forma simbólicas.
06 - Você lembra a diferença existente entre a cruz-signo e a cruz- símbolo? Cruz signo: refere-se à morte de Cristo. Cruz símbolo: representa a crucificação de Jesus.
...