O DESENVOLVIMENTO HUMANO
Por: Bruno Souza • 29/11/2022 • Relatório de pesquisa • 565 Palavras (3 Páginas) • 99 Visualizações
MATÉRIA: DESENVOLVIMENTO HUMANO III
LIVRO: PARTICIPAÇÃO É CONQUISTA
TÓPICO: ALGUNS PROBLEMAS PRÁTICOS
Primeiro tópico o ator relata referente a 4.1 QUESTÃO DA QUALIDADE POLITICA
O autor fala que a qualidade política não é só ter uma associação que aparece bem estruturada em termos formais; como fazer reuniões regularmente, ter um número X de membros, ter uma sede atrativa, pessoas bem vestidas e etc. Existe vários outros problemas que interferem nesse processo.
- Chefes agindo isoladamente;
- Quantidade não é qualidade, pois o número de expressivo de membros não caracterizava a qualidade deles, pois nas reuniões ninguém se pronunciava;
No filme Antígona gente pode representar esses dois problemas com a cena do rei que tomou a decisão isoladamente quando decidiu mandar matar Antígona, apesar de todos em sua volta não gostarem da sua decisão eles ficaram quietos, deixando o rei agir isoladamente.
- Montinhos da mesma chapa;
- Vício Histórico; onde partidos se resumem a seus chefes; fogem de formação de gente nova e alternativa
- Falso Compromisso Ideológico; Compromissos que são firmados em praças durante a campanha não tem sucesso, pois os partidos não estão prontos para sacrificar seus cargos e posições em troca de que tal compromisso seja cumprido, acontece ao contrário. Por que um político pode ser um no poder e outro na pratica. Marx usava a contraposição do verbo alemão: Vertreten contra zertreten. O primeiro significa representar, o segundo pisar em cima.
Para ter qualidade política nas associações o ator destaca quatro elementos fundamentais que é a representatividade, legitimidade, participação da base e a auto sustentação.
- A representatividade; refere-se aqueles que foram obtidos por votação geral e livre. Sendo assim, pode ser evitado o acobertamento de manobras de imposição, pois quando temos representantes de uma única chapa isso pode acontecer. A associação terá a ganhar se a liderança for uma disputa democrática, embasada em chapas diferentes com ideias e ideologias diferentes para que haja criatividade para defender seus próprios conceitos trazendo novas discussões pra base.
- A Legitimidade; é o processo participativo fundado em estado de direito que significa uma sociedade que gira em torno de reconhecimento de direitos e poderes a chamada ‘’Constituição’’ que contém deveres e direitos. A legitimidade atual se base em ‘’sócios’’ e não de ‘’membros’’ tratando as associações como se fossem clubes.
- Participação da base; Associação melhor não é aquela que tem mais membros e sim aquela que tem membros que participam. Democracia mais profunda se faz melhor no grupo menor.
- Autossustentação; A firmação das pessoas naquela organização, com confiança, permanência, sem puxar o tapete de ninguém, pessoas realmente ativas nas votações, debates, reuniões e etc...
Segundo tópico 4.4 A Luta pelo poder
O ator deixa bem claro que sempre haverá confronto quando o assunto é a luta pelo poder, pois ele diz que não há como evitar confronto entre mais e quem tem menos bens e poder.
A atuação dos partidos é algo importante para essa luta pelo poder embora esteja desgastada entre nós por conta da polarização que torna o ambiente polarizado, sem tolerância e respeito a opiniões discordantes, reforça esse comportamento.
...