Os céus declaram a gloria de Deus
Por: CezarVinicius • 6/5/2024 • Projeto de pesquisa • 988 Palavras (4 Páginas) • 48 Visualizações
Você já ficou admirado ao olhar uma noite de céu limpo e estrelado e observar as milhares de estrelas visíveis? Realmente é algo fantástico não é mesmo!
A imagem que nós temos aqui na apostila nos dá um bom exemplo disso!
Se nós notarmos aqui, quem nunca parou para tentar contar quantas estrelas tinham em células assim bom com certeza isso é muito impossível de se fazer, mas o que podemos fazer é admirar e observar a imensidão desses céus estrelados!
o que nós também podemos ver são provas de que a existência de Deus tem com esses céus e também comprovando o grande poder e sabedoria que ele tem
Nessa parte nós vamos falar um pouquinho sobre a criação e como que ela dá gloria ao nosso pai Jeová! E ver como um servo do passado, Davi aprendeu muito sobre Jeová observando a criação!
Vamos ver o que diz o Salmo 19:1...
Os céus declaram a glória de Deus,+
Eles proclamam* o trabalho das suas mãos
Quando Davi era jovem, ele cresceu numa cidade vizinha de Belém. Ele ficava muito tempo ao ar livre cuidando das ovelhas de seu pai. Talvez, nessa época, ele tenha começado a meditar nas coisas que Jeová criou. Por exemplo, ao olhar para o céu à noite, Davi não via apenas milhares de estrelas. Ele conseguia perceber as maravilhas da criação, e enxergar as qualidades do Criador nelas.
Com certeza que a medida que Davi ia observando tudo aquilo as impressões vividas causaram um bom impacto na mente dele! Tanto é que sempre que ele se lembrava disso, ele dizia exatamente essas palavras do Salmo 19:1 “Os céus declaram a glória de Deus”!
E quando Davi pensava no modo maravilhoso como os humanos tinham sido feitos, ele conseguia enxergar a sabedoria de Jeová por trás de tudo isso. Ao meditar em tudo o que Jeová tinha criado, Davi se sentia pequeno em comparação com o seu grandioso Deus.
E interessante notar que quando tiramos tempo para comtemplar a criação, nós conseguimos tirar muitas boas lições! Conseguimos aprender muito, porque a criação ela dá como que um testemunho silencioso sobre quem o criou!
Além do céu, nós temos também o sol! Como é que essa criação de Jeová, o sol, também declara sua gloria? Vamos ler Salmos 19:4-6...
Mas o som* deles chegou a toda a terra;
E a sua mensagem, até os confins da terra habitada.*+
Nos céus Ele armou uma tenda para o sol,
5 Que é como um noivo saindo da câmara nupcial
E se alegra como um homem valente percorrendo o seu caminho.
6 Sai de uma extremidade dos céus
E dá a volta até a outra extremidade;+
Nada fica escondido do seu calor.
Nós podemos notar facilmente que aqui Davi estava falando dessa outra maravilha da criação, o sol!
Mas agora, o que o sol tem de impressionante que nos ajuda a também glorificar a Jeová?
Todas as coisas que se diz sobre o sol são realmente impressionantes! E nos ensinam muito sobre quem o criou!
Um exemplo disso é que se for compararmos o sol com outras estrelas, ele é basicamente uma estrela de tamanho médio, considerada como ‘estrela anã’.
O sol não está entre as estrelas maiores que existem no universo! Mas ainda assim é uma estrela muito notável!
É interessante o sol é tão grande que a terra é milhões de vezes menor, caberia milhões de planeta terra dentro do sol!
Por outro lado, o sol também está a uma distância exata da terra. De 150 milhões de km, sem se afastar ou se aproximar!
O salmista quando falou do sol, ele usou uma linguagem figurativa muito interessante! Ele se referiu ao sol como um ‘poderoso’!
Porque a medida que o sol aquece a terra, ele não faz ao ponto de prejudicar a humanidade! O sol basicamente foi colocado na posição exata por Jeová!
...