Serviço social
Por: Larissa Silva Almeida Ferreira • 14/9/2015 • Monografia • 376 Palavras (2 Páginas) • 169 Visualizações
Keynesianismo: Fordismo e a Generalização da Política Social
Keynesianismo e fordismo,são fundamentos para nos entender as configurações da questão social da luta de classes e as possibilidades e limtes da política social.
Os fundamentos sócio historicos " dos anos de ouro".
Para compreender a crise de 1929. John Maynar Keynes, defendeu a intervenção esttal com vistas a reativar a produção.
Keynes se propunha uma mudança da relação dos Estado com o sistema produtivo e rompia parcialmente com os prícipios do leberalismo. O se propunha era uma saida democratica para crise.
Ja o Estado com o Keynesicinismo tornou-se produtor e rgulador, o que não significava o abandono do capitalismo ou a defesa sa socialização dos meios de produção. Sendo o Estado um agente externo em nome do bem comum, tendo legitimidade para intervir por meio de um conjunto de medidas economica e sociais.
Ou seja, cabe so Estado o papel de restabelecer o equilibrio econômico por meio de uma politica fiscal e de gastos.
O estado tinha uma perspectiva keynesiana,passa a ter um papel na administração macroeconômica e sociais.
Um bem estar deve ainda ser buscado individualmente no mercado,mas se aceita intervenções do Estado em áreas econômicas,garantindo a produção,e na área social,sobretudo para as pessoas considerados incapazes para o trabalho :idosos,defeicientes e crianças.Nessa intervenção global,cabe,o aumento dos politicos sociais
Para o keynesianismo agregou-se o Fordismo que foi bem mais que uma mudança técnica com a introdução da linha de montagem e da eletricidade,também foi uma forma de regulação das relações sociais,em condições politicas determinadas.
Quando introduzido em 1914 a jornada de oito horas a cinco dólares para os trabalhadores da linha mecânica de montagem nas fábricas de Henry Ford foi uma novidade.Logo após 1945,incrementou tecnologias no esforço de guerra transformaram-se em meios de produção na indústria civil,ocorre uma explosação de rodução de bens de consumo duravéis carros,geladeiras,televisores,rádios e outros,combinado a urbanização e suburbanização nas cidades.
O keynesianismo e o Fordismo,juntos,constituem os pilares do processo de acumulação acelerado de capital no pós 1945,com forte expansão de demanda efetiva,altas taxas de lucros,elevação do padrão de vida das massas no capitalismo central e um alto grau de concorrência do capital,sob o comando da economia norte-americana,que foi da guerra sem grandes perdas físicas e com imensa capacidade de investimento e compra de materias primas,bem como denominação militar
...