TRABALHO DE TEOLOGIA-RESENHA_PROF_PR_ONDINO
Por: Agildo Alves • 5/6/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 885 Palavras (4 Páginas) • 364 Visualizações
INSTITUTO BÍBLICO PENTECOSTAL MONTE SINAI
CURSO DE TEOLOGIA
ATOS DOS APOSTOLOS
RESENHA “LIÇÃO 1 E 2 DA APOSTILA VOL.5 PÁGIANAS Nº 5 À 14
MANAUS/AM
2017
INSTITUTO BÍBLICO PENTECOSTAL MONTE SINAI
TUTOR: PR. ONDINO RAMOS PEDROSA
ALUNO: FRANCISCO AGILDO ALVES DE ASSIS
Trabalho para obtenção de notas na matéria do curso Teológico, módulo ATOS DOS APÓSTOLOS orientado pelo tutor: Pr. Ondino Ramos Pedrosa
MANAUS/AM
2017
ÍNDICE
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA......................................................................... 4
CREDENCIAIS DO AUTOR..................................................................................4
RESENHA..............................................................................................................4
DATA, PROVENIÊNCIA, DESTINO E AUTORIA......................................................4
A TEOLOGIA DE ATOS................................................................................................5
SÍNTESE ...............................................................................................................5
REFLEXÃO CRÍTICA ..........................................................................................6
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
MARSHAL, Howard. Atos. Editora Mundo Cristão. São Paulo
CREDENCIAIS DO AUTOR DA OBRA
Ian Howard Marshall (12 de janeiro de 1934 - 12 de dezembro de 2015) foi um erudito escocês do Novo Testamento. Foi Professor Emérito da Exegese do Novo Testamento na Universidade de Aberdeen , na Escócia . Ele foi anteriormente o presidente da Tyndale Fellowship para Pesquisa Bíblica e Teológica; Ele também foi presidente da Sociedade Britânica do Novo Testamento e presidente da Sociedade de Teólogos Evangélicos Europeus. Marshall identificado como um metodista evangélico . Ele foi o autor de numerosas publicações, incluindo 2.005 Book Award Gold Medallion vencedor Novo Testamento Teologia. Ele morreu de câncer pancreático em 2015.
RESENHA
DATA, PROVENIÊNCIA, DESTINO E AUTORIA
Hoje em dia, mesmo entre os mais críticos do meio acadêmico, já é bem-aceita a ideia de que o Evangelho de Lucas e o livro dos Atos dos Apóstolos tem um mesmo autor. O autor do livro de Atos inicia sua obra citando um “primeiro livro”, o que é considerado pelos estudiosos com uma indicação sobre a primeira parte do mesmo documentário histórico, preparado objetivamente para um destinatário específico chamado “Teófilo”. Fica claro, ao examinar o próprio contexto da obra, que havia uma estreita amizade entre o autor de Atos e o apóstolo Paulo (At16.10-17;20.5-21.18;27.1-28.16). Outros textos nos garantem que Lucas era médico (Cl 4.14: At 1.3;3.7;9.18,33; 13,11;28.1-10). Lucas da mesma forma que Paulo, atendeu ao chamado missionário para proclamar o Evangelho aos macedônios, foi responsável pela obra de discipulado e edificação da igreja de Filipos por cerca de seis anos e, mais tarde, acompanhou as lutas e a grande obra e Evangelização realizadas por Paulo em Roma. A maioria dos mais reconhecidos estudiosos acredita que o livro de Atos foi escrito durante o período do primeiro aprisionamento do Apóstolo Paulo; e com este relato Lucas encerra sua narrativa histórica por volta do ano 63 d.c.
Não se sabe ao certo onde exatamente o material do livro foi finalizado, alguns estudiosos (Eruditos) afirmam que poderia ter sido finalizado em Antioquia.
A TEOLOGIA DE ATOS
Durante todo o tempo em que ficaram à espera da grande visitação do Espirito Santo, os apóstolos também já estavam se preparando para a grande missão que lhes era a atribuída, não seria injusto adotar 1:8 como resumo do seu conteúdo: "Sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra". Atos se ocupa, igualmente, com a oposição que cerca a expansão do evangelho. "Através de muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus" (14:22). Lucas reconhece que, assim como o caminho que Jesus seguiu levou ao Seu assassinato judicial, assim também o caminho da Palavra de Deus está cerceado por oposição. Começa com a zombaria dirigida contra os apóstolos no dia do Pentecoste, e continua na forma dos esforços do Sinédrio para forçá-los a guardarem silêncio acerca de Jesus.
...