TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Criação Da Mulher

Monografias: A Criação Da Mulher. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/12/2014  •  4.622 Palavras (19 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 19

A Criação da Mulher (Gênesis 2:18-25 e Efésios 5:20-33)

Querida congregação, Gênesis 2:1825 descreve de uma forma gráfica a criação da primeira mulher realizada por Deus. Começa com uma declaração marcante do Criador: "Não é bom que o homem esteja só". A negativa "não é bom" é enfática. Até então Deus fizera tudo bom; Ele pronunciou Sua bênção sobre toda Sua criação. Aqui, pela primeira vez, encontramos que algo está faltando. Sem companhia feminina e uma parceira para a reprodução, o homem não podia realizar totalmente sua humanidade. Dessa necessidade surge a criação da mulher que será companheira e esposa de Adão.

A criação da mulher em Gênesis 2 tem conseqüências de longo alcance. Ela estabelece a fundamentação para três áreas importantes no relacionamento de um esposo e uma esposa dentro do casamento:

1) A mulher como uma auxiliadora idônea para o homem.

2) A mulher feita por Deus como Seu trabalho manual especial.

3) A mulher feita para ser uma com o homem.

Nosso texto é Gênesis 2:18-24:"Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea. Havendo, pois, o SENHOR Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome. E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava auxiliadora que lhe fosse idônea. Então, o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar. E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão. E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada. Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne". Com a ajuda de Deus, desejamos considerar os temas acima referidos:

1) A mulher como uma auxiliadora idônea para o homem:

A criação de Eva por Deus está colocada dentro do contexto da história da criação. A primeira parte desta história é a preparação do homem para a chegada da mulher. Adão foi feito à imagem de Deus. Ele foi preenchido com a glória dada inicialmente por Deus. E, contudo, Deus mostrou para Adão que, em toda a ordem criada, com toda sua variedade, nenhuma criatura adequada havia para ser sua companheira. Deus escolheu um modo fascinante para ensinar esta lição a Adão. Deus ficou lado a lado com Adão enquanto uma grande variedade de animas passava diante de Adão. Enquanto eles passavam, da anta à zebra - Adão estudava cada animal e depois lhes dava nomes. Não foi uma nomeação arbitrária. Adão observou a natureza e o relacionamento de cada animal. No fundo de sua mente ele deve ter imaginado se algum poderia ser apropriado para ser sua companheira. Contudo, nenhum havia.

Como diz Gênesis 2:20: "Para o homem, todavia, não se achava uma auxiliadora idônea". Depois que pôs nomes em todos os animais, Adão verificou que nenhum havia sido criado à imagem de Deus. Todos tinham um corpo e mesmo, em certo sentido, uma personalidade. Nenhum, porém, tinha uma alma. Adão não poderia ter qualquer comunhão com qualquer um deles a nível espiritual. Não importa quão bom fosse o relacionamento de Adão com um animal, algo ficava faltando. Deixe-me ilustrar. Talvez você tenha um excelente relacionamento com o seu cão. Tem com o animal um grande companheirismo. Você compartilha com ele, mostra-lhe afeição. Mas, todo seu companheirismo tem que ser a nível de um cão porque um cão pode comunicar-se apenas nesse nível.

Sem dúvida Adão imaginava que se fosse para ter uma companhia, o companheiro deveria ser especialmente criado por Deus à Sua imagem, exatamente como ele próprio, Adão, havia sido. Assim, Adão estava preparado para uma mulher e a mulher devia agora ser preparada para ele. Ela deveria ser criada como sua réplica perfeita no mundo. Homem e mulher foram feitos de modo diferente e, contudo, pelo ato criativo de Deus, eles deveriam ser mais semelhantes do que qualquer outra coisa na criação.

Eva foi criada como uma mulher perfeita. Que mulher admirável ela deve ter sido! Ao comentar sobre a criação do homem, Lutero disse que Adão deve ter sido um espécime extraordinário. Pensava ele que Adão deve ter superado os animais até mesmo nos detalhes em que eles eram insuperáveis; ele devia ter uma força maior que a de um leão, uma visão mais aguçada que a da águia. Se isso era verdade para Adão, que podemos dizer de Eva? Lutero pensava que Eva teria sido tão forte, ágil, perspicaz e brilhante quanto Adão. E mais, disse Lutero, ela deve tê-lo superado em beleza e graça.

Isso pode afirmar com certeza: Eva também foi criada com a glória primeira de Deus. A despeito da excelência física, mental e moral de Eva, o verso 18 diz ela foi feita “para” o homem, “uma auxiliadora idônea [ou adequada] para ele”. Nesta condição perfeita pré-queda, toda mulher tem um indício para sua posição única, dada por Deus, no casamento. Ela deve ser uma “ajudadora idônea” para seu marido. Gênesis 2:18 enfurece grandemente as feministas radicais como também, algumas vezes, é motivo de preocupação, senão de ansiedade, para outras mulheres. Falar de mulher sendo feita para o homem, ou da sua necessidade de ser obediente ao homem no casamento, é anátema. Muitas mulheres — e mesmo homens — acham tais idéias ultrapassadas, injustas e preconceituosas contra as mulheres.Nossa natureza humana decaída nunca se agrada de renunciar a sua desejada independência. O homem não quer ser sujeito a Deus e a mulher não quer ser sujeita ao homem. O Rev. J. Fraanje escreveu uma vez que “Independência” — hoje talvez devêssemos dizer 'autonomia' — é a palavra escrita do lado de dentro do portão que leva para fora do Paraíso”.Necessitamos de um pensamento claro nesta discussão hoje. Nós precisamos compreender, primeiro que tudo, que a palavra ajudadora não é um termo depreciativo. Deus nos criou para servi-lO e para ajudar o nosso próximo. É uma honra para uma mulher ajudar seu esposo, pois ajuda é uma palavra usada freqüentemente, com referência ao próprio Deus nos Salmos (10:14; 22:11; 28:7; 46:1; 54:4; 72:12; 86:17; 119:173,175; 121:1-2 NIV). Se Deus não está envergonhado de ser uma ajuda para pecadores decaídos, porque deveríamos nós olhar com desdém para Eva por ser a “ajudadora” do seu não-decaído esposo? Ser uma ajudadora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.5 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com