A Igreja Étnica
Por: Dalton Yamakawa • 17/4/2017 • Monografia • 4.242 Palavras (17 Páginas) • 250 Visualizações
FACULDADES EST
INTEGRALIZAÇÃO - TEOLOGIA
DALTON L. P. YAMAKAWA
IGREJA ÉTNICA: IGREJA METODISTA LIVRE
Desafio da missão frente a cultura japonesa em São Paulo
CAMPINAS - 2014
DALTON L. P. YAMAKAWA[pic 1]
IGREJA ÉTNICA: IGREJA METODISTA LIVRE
Desafio da missão frente a cultura japonesa em São Paulo
Monografia apresentada ao
Bacharelado em Teologia da
Escola Superior de Teologia
Como parte do Programa de
Integralização de Currículo
Campinas
2014
SUMÁRIO:[pic 2]
Introdução.....................................................................................................................03
Missão...........................................................................................................................04
Missão na América Latina..........................................................................................05
Japoneses no Brasil.....................................................................................................06
Igreja Metodista Livre e a chegada ao Brasil...........................................................07
Crises............................................................................................................................10
Oportunidades..............................................................................................................11
Conclusão.....................................................................................................................13
Referências Bibliográficas..........................................................................................14
INTRODUÇÃO
A evangelização em grandes centros urbanos como São Paulo se torna um grande desafio ao olharmos a constituição da população. Hoje sendo uma das metrópoles mais populosas do mundo apresenta um desafio diferente se compararmos a Tókio ou mesmo a Seul, pois a grande aglomeração de pessoas na capital paulista trás uma grande variedade de etnias e culturas, por conta de sua colonização e políticas de imigração, diferentemente de outras cidades aos quais predominam uma única cultura.
Esse universo pluralista de culturas se torna um problema quando não relevamos a cultura dos diferentes povos e esperemos que todos se comportem da mesma maneira, mas por outro lado, ao darmos a devida importância para cultura abrimos muitas oportunidades para uma missão bem sucedida.
Compartilho minha experiência com a Igreja Metodista Livre Nikkei, uma Igreja missionária por sua essência e étnica pela sua história. Creio que se temos uma identificação japonesa, é para servimos de melhor forma a Deus. É o dom que Deus nos dá.
Missão:
Missão (do latim missio, enviar) foi criada a principio pelos jesuítas para descrever o ato da propagação pela fé católica entre aqueles que não eram membros da Igreja Católica, entre eles os próprios protestantes. Uma definição tentando descrever o todo de uma missão: “cada ato de serviço para qual Deus tem enviado seu povo redimido ao mundo”. (John Stott)
O termo missão tem ganhado cada vez mais significado e forma com o passar dos tempos. Antes utilizada apenas para descrever a disseminação da fé cristã pelo mundo, hoje já podemos entender missão como: “envio de missionários a um território especificado; as atividades empreendidas por tais missionários; área geográfica em que os missionários atuavam; agencia que expedia os missionários; o mundo não-cristão ou “campo de missão”;centro a partir do qual os missionários operavam no “campo de missão”; uma congregação local sem um pastor residente e que ainda dependia do apoio de uma igreja mais antiga,estabelecida; uma série de serviços especiais destinados a aprofundar ou difundir a fé cristã, em geral num ambiente nominalmente cristão.
Não há um consenso quanto à definição exata sobre missão. Alguns estudiosos partem de que a melhor maneira de se definir missão é um estudo etimológico da palavra envio no Novo Testamento, outros procuram desenvolver missão a partir de exemplos Bíblicos, principalmente pela vida e obra de Jesus Cristo. A Bíblia parece não se preocupar quanto a uma receita pronta quanto à missão, mas ao que me parece fica claro que missão é vontade de Deus e de iniciativa do próprio Deus.
Missão na América Latina.
Para entendermos missão no contexto América latina, temos que retroceder para o século XV, quanto sua descoberta e colonização. A cultura religiosa nas Américas está diretamente ligada a sua colonização, em especial na América Latina, onde o predomínio da colonização se deu por portugueses e espanhóis, encabeçado pela igreja Católica. Já o protestante começou a tomar espaço em território sul americano por meio de sociedades de difusão bíblica, sendo a principal a Sociedade Bíblica Britânica, ou mesmo pela crise européia forçando imigrantes europeus a estabelecerem em toda a América:
Na América Latina, estes imigrantes chegavam muitas vezes iludidos de que aqui seria a terra da redenção, pois receberiam apoio dos governos e condições para reconstruir suas vidas. Isto normalmente não aconteceu. Os imigrantes tinham de se organizar para fazer frente a suas necessidades coletivas. Criaram associações e cooperativas, escolas e comunidades religiosas, na sua maior parte, autogestionárias. Só bem mais tarde, com a chegada de pastores formados em alguma faculdade ou seminário, puderam contar com líderes religiosos mais destacados. Estes por sua vez tiveram muitas dificuldades para se relacionar com as lideranças nascidas no seio das comunidades de imigrantes, sobretudo nos primeiros tempos, os mais duros e precários sob todos os pontos de vista. Comunidades imigrantes formaram igrejas como as evangélicas luteranas no Brasil, no Chile, na Argentina, a igreja valdense no Uruguai, igrejas batistas no cone sul, igrejas menonitas no Paraguai e Brasil, e assim também em outros países. [1]
...